Adequação do sistema de medição para faturamento: a segurança que sua empresa precisa para reduzir seus custos no ACL

O que você precisa saber sobre a adequação do sistema de medição

Mais importante do que uma migração rápida para o Mercado Livre de Energia, é realizar suas etapas sem falhas e problemas. Afinal, nenhuma empresa quer adiar os benefícios de negociar sua energia livremente, não é verdade?

Para que isso aconteça, é preciso ter controle sobre os processos, os prestadores de serviço e a própria equipe interna da empresa. Tantas atividades podem sobrecarregar o responsável e deixar passar algum detalhe dentro deste processo. Por isso, vamos ajudar você a organizar melhor a fase da Adequação do Sistema de Medição com um checklist completo, para uma migração sem dor de cabeça.  

OBRIGATORIEDADE

A instalação e Adequação dos pontos de medição do Consumidor para o padrão de medição da CCEE é de responsabilidade do Agente de Medição (Distribuidora ou transmissora). Todos os custos incorridos são de responsabilidade do Consumidor, exceto o medidor principal que é de responsabilidade do Agente de Medição. A responsabilidade de manutenção do SMF é também do agente de Medição.

CARTA DENÚNCIA

Se sua empresa cumpre os requisitos do Mercado Livre de Energia, é preciso realizar a etapa de “denunciar” o contrato atual com a Distribuidora. Isso significa que Inicialmente, o cliente faz a chamada “carta denúncia”, demonstrando à distribuidora seu interesse em migrar para o ACL. Assim, nessa fase são estabelecidos e esclarecidos o que cabe a cada agente envolvido na migração. Uma vez completada essa fase, damos início a etapa operacional.


Nesta fase, é importante:

  • Se atentar aos prazos estabelecidos pela distribuidora;
  • Organizar o cronograma produtivo da empresa para os processos da migração;
  • Encontrar parceiros para as etapas técnicas;
  • Manter o controle dos gastos e processos relacionados a energia na empresa.

ESCOLHENDO O PARCEIRO PARA A ADEQUAÇÃO

Na hora de escolher seu parceiro para a realização da etapa de Adequação é importante estar atento à experiência da empresa prestadora de serviço. Por exemplo, se sua empresa precisará migrar várias unidades, é muito melhor contratar uma empresa que já está habituada a este tipo de trabalho, certo?

Da mesma forma, se sua empresa tiver  um porte muito grande, o ideal é que a equipe possua experiência nesse aspecto do serviço. Afinal, cada Distribuidora possui requisitos específicos, o que precisa ser cuidadosamente avaliado pela prestadora do serviço.

Nessa fase, é importante:

  • Verificar a experiência da empresa;
  • Entender o escopo do trabalho e quais etapas estão inclusas;
  • Ajustar expectativas de prazo e das intervenções no sistema produtivo,

INÍCIO DO PROJETO

Com todas as etapas acima concluídas, começa-se a trabalhar no projeto prático. Ao fazer o projeto da migração, é preciso seguir o padrão exigido pela distribuidora específica e realizar todas as adequações de acordo com o escopo determinado por ela.

Apesar de existirem normas gerais, cada distribuidora possui também suas normas próprias. Com a aprovação do projeto pela mesma, o material necessário para a adequação em campo é providenciado. Nesse processo operacional, a distribuidora realiza o acompanhamento e verifica se tudo está acontecendo dentro de seus padrões até que se termine o processo.

A ADEQUAÇÃO DO GRUPO ARION

Com mais de 300 adequações concluídas com sucesso em todas as regiões do Brasil, nossa equipe é preparada para atender todas as necessidades do cliente. No serviço de Adequação do Sistema de Medição, todos os passos e normas que os clientes devem realizar e comprovar, são realizados com segurança pela Arion.

Contudo, na etapa de negociação da migração, a distribuidora pode exigir do cliente alguns ajustes na subestação de energia. Um exemplo seria a troca de equipamentos obsoletos.

Essa é uma forma que a concessionária encontra para resolver pendências necessárias, aproveitando os ajustes para a migração. Contudo, podem haver demandas de alguns serviços como troca de extintores, alvenaria, que não se enquadram no escopo da Arion. No entanto, orientamos os clientes para que tudo se resolva de forma correta.

Gostaria de conferir outros detalhes sobre a adequação do sistema de medição? Preparamos um e-book com tudo o que você precisa saber.


Leia mais:

O que você precisa saber sobre a adequação do sistema de medição

O que é adequação do sistema de medição para faturamento

Para uma empresa fazer parte do Mercado Livre de Energia, é necessário realizar um processo técnico e especializado, chamado Adequação do Sistema de Medição para Faturamento (SMF). A adequação deve atender aos padrões estabelecidos por cada distribuidora e, também, à legislação específica em vigor em nosso país. Atualmente, a Resolução Normativa 759/2017 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) estabelece procedimentos e requisitos atinentes ao SMF para instalações conectadas ao sistema de distribuição.

O que é adequação do sistema de medição para faturamento

Finalidade do sistema de medição para faturamento -SMF

O Sistema de Medição para Faturamento tem como finalidade o controle dos processos de contabilização de energia elétrica, de responsabilidade da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE. Além disso, visa à apuração das demandas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS.

Finalidade do sistema de medição para faturamento -SMF

Etapas do processo de adequação do sistema de medição para faturamento

• Solicitação do Parecer de Localização junto à CCEE;
• Elaboração e encaminhamento do projeto ao órgão responsável;
• Adequação/implantação do SMF;
• Estabelecimento do canal de comunicação dos medidores com a CCEE;
• Encaminhamento do Relatório de Comissionamento ao órgão responsável;
• Solicitação de cadastramento do Ponto de Medição;
• Início do processo de coleta.

Etapas do processo de adequação do sistema de medição para faturamento

O que a Arion oferece:

A Arion realiza todos os processos exigidos pelas concessionárias e previstos nas Regras e nos Procedimentos de Comercialização, adequando o Sistema de Medição para Faturamento das empresas que passarem a comercializar energia no Mercado Livre de Energia.

Diferenciais da Arion para a adequação do sistema de medição

Experiência e amplitude

Experiência e amplitude: já realizamos mais de 300 adequações do Sistema de Medição para Faturamento, em 23 estados, de todas as regiões do território nacional, demonstrando nossa capacidade para atender quaisquer cidades do Brasil.

Profissionais especializados

Profissionais especializados: 26 profissionais próprios,além de parceiros técnicos e comerciaisespalhados por todo o Brasil.

Resultados

Resultados: todos os clientes que executaram a adequação do Sistema de Medição para Faturamento com a Arion tiveram resultados excelentes, com zero dor de cabeça.

Atendimento qualificado

Atendimento qualificado: ágil e eficiente, disponibilizamos canais de comunicação direta com nossos profissionais para que você tenha o atendimentopersonalizado que merece.

Relacionamento com órgãos oficiais

Relacionamento com órgãos oficiais: experiência e bom contato com órgãos regulamentadores e distribuidoras de energia, o que facilita o processo.

Pagamento

Pagamento: formas de pagamento facilitadas e que cabem no seu bolso.

Saiba como migrar com segurança para o ACL:

Quer saber mais do que a Arion pode fazer por você ?

Preencha o formúlario abaixo e faremos uma avaliação inicial sem custos para você.


Além da adequação do Sistema de Medição para Faturamento, a Arion oferece todo o suporte para a Gestão do Cliente no Mercado Livre de Energia.

O que dizem nossos clientes:

“A Oi está implementando projeto de migração para o mercado livre de suas unidades em todo o Brasil, e a ARION é uma parceira estratégica na realização dos serviços de adequação da medição, etapa crítica e que necessita de conhecimento abrangente junto às distribuidoras e agilidade para o não comprometimento dos prazos.”

Ana Carolina Carneiro – Oi

Gerente

“A Arion realizou toda nossa Adequação do SMF no momento da migração para o Mercado Livre de Energia e o trabalho foi muito bom, realmente efetivando a promessa de zero dor de cabeça.”

Thiago Amaral – GGP

Gerente

“A ARION presta serviços para as Lojas Marisa dentro dos padrões de qualidade e atendendo às exigências dos processos de migração para o Mercado Livre de Energia.”

Marcos Amaral – Lojas Marisa

Engenheiro