Blog

Benefícios do Mercado Livre de Energia

 

Liberdade de negociação e previsibilidade nos gastos são só alguns dos benefícios do Mercado Livre de Energia.

No entanto, nem todas as empresas podem atuar neste formato. O Ambiente de Contratação Livre (ACL) exige que as empresas possuam demanda a partir de 500 kW.

 

No entanto, se sua empresa cumpre essa especificação, os benefícios do mercado livre de energia podem fazer diferença em sua produtividade e também em seu bolso. Saiba como empresas já garantem benefícios.



De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Comercializadores de Energia (Abracel), Reginaldo Medeiros, em matéria para o jornal O Globo, o mercado livre cresceu 17% em 2017.

 

Para o presidente da Abracel, a previsão é que o movimento de migração continue este ano. Nesse sentido, os aumentos tarifários autorizados para as distribuidoras e da disponibilidade de energia no sistema terão influência.  

 

Ainda segundo o presidente, é  possível que cerca de oito mil empresas entrem para o segmento até 2016. Para isso, o governo já elaborou um projeto de lei para abrir gradualmente o mercado livre até 2026. No entanto, precisará passar por uma ampla reforma no setor elétrico.

 

Isso deverá reduzir os custos da energia para empresas menores. Supermercados, padarias e comércios de médio porte reduzirão custos ao contratar a eletricidade diretamente do gerador. Mas elas terão de contar com um sistema de abastecimento de energia específico, ao menos, de média tensão.


Veja quais são os benefícios do Mercado Livre de Energia:

 

 

Energia mais barata:

Com a possibilidade de negociação individual de preços, prazos e quantidade de energia fornecida, os custos com energia podem ser diminuídos significativamente. Esse é um dos principais benefícios do Mercado Livre de Energia. Veja outros:

 

Desconto na TUSD:

A Tarifa de Uso dos Sistemas Elétricos de Distribuição é uma tarifa cobrada de todos os usuários de energia elétrica no Brasil. Contudo, com a utilização de energias alternativas, a empresa pode passar a receber 50%, 80% e até 100% de desconto na tarifa. 

 

 

Previsibilidade nos gastos:

Os pacotes de energia abrem a possibilidade de saber antes quanto será gasto com energia em cada mês, garantindo um orçamento mais confiável e previsível. 

 

 

Ausência de bandeiras tarifárias:

No Mercado Livre de Energia, uma vez que os contratos e preços são negociados anteriormente com a empresa comercializadora do serviço, as bandeiras tarifárias não são aplicadas. Dessa forma, é possível saber com antecedência o valor a ser cobrado. 

 

 

Possibilidade de venda da energia não utilizada:

Caso o pacote contratado não seja totalmente consumido, há a possibilidade de venda da energia restante, evitando gastos desnecessários. 

 

 

Economia com baixo investimento:

Os investimentos para a troca dos equipamentos necessários são baixos, e o retorno econômico é rápido e eficaz. 

 

 

Regulamentação e segurança:

O Mercado Livre de Energia é regulamentado por lei normativas da ANEEL e possui regras para o seu funcionamento, com garantia de legalidade e bom funcionamento. 

 

A importância da Gestão

Contudo, é importante se atentar que a gestão é parte fundamental para garantir os benefícios do mercado livre de energia.

 

 

Agora que você conferiu os benefícios do Mercado Livre de Energia, entre em contato conosco e descubra soluções de economia.

quero-solucoes-para-economizar-energia

 

Leia mais:

 

Tudo sobre Adequação do Sistema de Medição em 8 passos

Conheça os pré-requisitos para migrar para o Mercado Livre de Energia