Mercado livre de energia

Quem pode ajudar minha empresa a negociar no Mercado Livre de Energia?

O Mercado Livre de Energia ou Ambiente de Contratação Livre (ACL) brasileiro possui regras específicas para o seu funcionamento. Por isso, entender todos os personagens que fazem parte deste ambiente pode ser uma tarefa difícil. São diversas as atividades que devem ser executadas para que a empresa migre para o ACL . Somente ao finalizar este processo, a organização está apta a operar neste ambiente. Por se tratarem de atividades com grande grau de complexidade técnica, grande parte parte das empresas optam pela contratação de uma empresa especializada para fazer sua representação. Isso significa contratar uma empresa para realizar todas as atividades que são exigidas pelos órgãos regulatórios.

entender-o-mercado-livre-de-energia

 

As empresas que oferecem este serviço de representação, conhecido no mercado como Gestão no ACL, podem ser divididas em dois grupos: empresas independentes e empresas que também são comercializadoras de energia. Estas últimas têm como sua principal atividade comprar e vender energia, mas também oferecem o serviço de Gestão no ACL para poder formar uma carteira de clientes e oferecer energia para os mesmos. Já as empresas que oferecem a Gestão no ACL de forma independente, se posicionam exclusivamente ao lado do cliente, pois não lucram com a compra e venda de energia.

 

Imagine a seguinte situação: sua empresa já migrou para o Mercado Livre de Energia. Já realizou todos os procedimentos para essa migração com uma comercializadora e continua operando as atividades da representação com essa empresa. Você já está convencido que o Ambiente de Contratação Livre trouxe benefícios para seu negócio e pretende continuar seguindo este plano de ação. Seu contrato de fornecimento de energia vai terminar e chegou o momento de sua empresa fazer um novo contrato de longo prazo. Vamos comparar as duas possibilidades:

 

Representação com uma comercializadora

Como gestora, a comercializadora vai indicar para o cliente o momento de se fazer a compra de energia. No entanto, por atuar tanto na compra quanto na venda de energia, e não apenas fazendo a Gestão no Mercado Livre de Energia, essas empresas fazem uma leitura específica do mercado, procurando o melhor preço para obter lucro e só assim, oferecer e negociar as necessidades do cliente. No final, isso pode significar que você conseguiu comprar a energia por um bom preço, mas não pelo menor preço possível.

 

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

 

Representação com uma gestora independente

 

Orientada por um escopo independente, que direciona esforços de forma plena para os interesses do cliente, a gestora que não é uma comercializadora vai ao mercado buscar os melhores preços de fato. A verdade é que esta empresa não possui um interesse paralelo em lucrar com energia. Assim, abre-se uma verdadeira busca por fornecedores de energia, aumentando a concorrência e conseguindo o melhor preço possível.

 

A ARION tem como uma de suas principais características esta independência, conseguindo excelentes resultados para seus clientes. Estar de fato ao lado do cliente e buscar as melhores condições do mercado garantem aos clientes ARION a certeza de que eles estão comprando sua energia pelas melhores condições de mercado.

 

Além disso, a Arion oferece outros serviços importantes para quem deseja dar um passo a mais na busca para melhor gerenciar a energia de sua empresa. Através de ações que realmente trazem retorno e resultados. Por isso, além de manter o ganho no ACL, você, com ações de eficiência energética e a oportunidade de gerar sua própria energia por exemplo. Esta é uma forma bem mais abrangente para experimentar as alternativas e oportundades deste mercado.

 

Entendeu a oportunidade que pode estar perdendo? Para tirar outras dúvidas sobre o assunto, entre em contato com um de nossos consultores.

 

 

 

Estes conteúdos podem ser interessantes para você

 

Mercado Livre de Energia: tire suas dúvidas

 

Conheça os pré-requisitos para migrar para o Mercado Livre de Energia

 

Como funciona o Mercado Livre de Energia no Brasil