Blog

Como escolher uma empresa para fazer a Manutenção Preventiva?

comissionamento-equipamentos-02Em qualquer segmento de mercado, serviços de manutenção preventiva são feitos para atuar no gerenciamento de riscos e também para corrigir eventuais falhas ou desgastes. Entenda de forma definitiva o serviço de manutenção

 

Quando tratamos especificamente de Usinas produtoras de energia, ações de manutenção são estratégicas. Por isso, para evitar dores de cabeça, é preciso contar com empresas experientes e profissionais.

 

Para entender o serviço de Manutenção mais a fundo, é necessário absorver alguns conceitos. No caso do Sistema de Medição (SMF) – responsável pelo registro das operações energéticas de uma Usina – a manutenção é essencial, sendo divididas em ações preventivas e corretivas.

 

Manutenção Preventiva – tem como objetivo antever eventuais problemas no sistema de medição, mitigando falhas inesperadas e prezando para uma utilização plena e assertiva do equipamento, garantindo mais eficiência e conservação.

 

Manutenção Corretiva – tem o objetivo de corrigir falhas que já afetam o sistema de medição e provocam mal funcionamento ou inoperância do SMF.

 

Dessa forma, manutenções preventivas e corretivas são serviços conjuntos e complementares. Tais serviços precisam ser realizados por empresas especializadas. Dessa forma, garante-se a conformidade com normas e exigências feitas pelos órgãos reguladores de energia elétrica no país.

 

Mas por que é preciso escolher bem a empresa responsável pela manutenção preventiva?

 

negociacao-empresaAlguns pontos críticos podem complicações para o cliente caso não sejam tratados com responsabilidade. Nesse sentido, a principal medida é contratar uma empresa que conta com uma equipe com grande conhecimento técnico e muita experiência.

 

Afinal, existem pontos obrigatórios que são exigidos pelos órgãos reguladores. Exemplos deles são a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

 

A manutenção preventiva visa garantir que a Usina opere sem nenhuma dificuldade. Além disso, zela pela qualidade dos equipamentos dando uma maior previsibilidade dos processos produtivos.

 

Além disso, também, evita gastos com trocas de equipamentos por falhas devido à falta de manutenção.

 

Com a realização de serviços de Manutenção do Sistema de Medição em todo o país, a Arion conquista a entrada e fidelização de clientes que prezam por processos e práticas ligados à eficiência e qualidade.

 

Nosso objetivo é entregar soluções em otimização em energia que garantam mais solidez, economia e autonomia aos nossos parceiros.

 

Entre em contato com nossos consultores para tirar dúvidas e saber mais sobre o serviço:

 

quero-solucoes-para-economizar-energia

Leia mais:

 

É necessário calibrar meu sistema de medição? Tire suas dúvidas

Gestão de finanças: o que é e como aplicar na sua empresa