Blog

De luz solar à energia elétrica: como a tecnologia funciona?

A luz solar tem a capacidade de movimentar máquinas e cidades, por meio da energia elétrica. Além disso, a luz solar é sinônimo de vida e calor. Assim, quando utilizado de maneira correta, pode também ser sinônimo de economia. Conheça clientes que já garantem os benefícios.

Dessa forma, quando a geração é aplicada em espaços comerciais e residenciais, gera uma redução impressionante no valor da fatura ao final do mês. No entanto, os benefícios da energia solar vão além.

Desde a redução da emissão de gases do efeito estufa, à diminuição da poluição do ar e do uso da água e da terra, a geração de energia solar traz soluções definitivas.

Mas por que investir na energia solar?

No mercado brasileiro, a  maior parte das empresas está insatisfeita com o mercado de uma forma geral. Isso revela a necessidade de encontrar alternativas independentes para se destacar.

Já para os clientes residenciais, os sustos com reajustes e o acionamento de bandeiras tarifárias são cada vez mais recorrentes. Por isso, a energia solar tem se tornado uma alternativa para quem pensa em reduzir o valor da conta de luz de forma definitiva.

O planeta já dá sinais de desgaste e dificuldade de recuperação para sustentar os hábitos de consumo atuais. Assim, o investimento em energias limpas é fundamental para repensar o modo de consumo e também de produção.

Como funciona a tecnologia que transforma a luz solar em eletricidade? 

1 – Nosso Sol funciona como um reator natural. Ele libera pequenos “pacotes” de energia chamados de fótons. A cada hora, a quantidade desses elementos que chegam à Terra é suficiente para abastecer a demanda global de energia por um ano inteiro.

2 – Os painéis solares, instalados sobre as edificações, são compostos por associações de células fotovoltaicas. Eles absorvem a luz e geram energia elétrica (corrente contínua).

3 – A energia gerada pelos painéis passa por um equipamento denominado “inversor”. Nele a corrente contínua se transforma em alternada, adequando-se às características da rede elétrica que utilizamos.

4 –  A energia que sai do inversor é conectada à sua casa ou empresa, no quadro de energia. Isso permite a utilização nos aparelhos e reduz a necessidade de utilização da energia fornecida pela distribuidora.

O que você precisa para gerar energia?

Para que você comece a gerar energia em sua casa ou empresa, é necessário contar com o suporte de uma empresa especializada, que possa elaborar um estudo para entender quantas placas solares serão necessárias para atender o seu consumo.

Assim, é preciso também avaliar as condições de instalação, de espaço, entre outros fatores. Tudo isso poderá interferir na possibilidade de gerar mais energia.

O interessante na energia solar é que, se a sua casa ou empresa gerar mais energia do que o que é consumido, ela é injetada na rede de distribuição e funciona como um crédito para você, sendo possível compensar à noite ou durante os próximos meses.

Para fazer a conexão da rede elétrica com o seu sistema de energia solar fotovoltaica, cada distribuidora possui normas e exigências específicas, que precisam ser respeitadas. Por isso, contar com uma parceira experiente, que saiba como fazer, é importante para evitar problemas futuros.

Quer saber mais sobre energia solar? Nossos consultores podem esclarecer todas as suas dúvidas.

Leia mais: