Blog

Como diminuir o consumo de Energia Elétrica em sua empresa?

economia-de-energia-eletrica

Hoje, a preocupação com a diminuição do consumo de energia é crucial. Pois o que se espera de uma empresa é que ela cresça. Contudo, o que ninguém deseja é que as contas cresçam junto com ela.

Desse modo, algumas mudanças de hábito e de equipamentos impactam consideravelmente a diminuição do valor da conta de energia elétrica. Afinal algumas atitudes podem reduzir consideravelmente esse índice.

O aumento do consumo pode estar diretamente ligado a problemas nas instalações elétricas. Por isso, é interessante que haja sempre uma vistoria e uma manutenção. Além disso, existem algumas ações podem ajudar a diminuir esse consumo:

1. Evite deixar muitos aparelhos ligados na mesma tomada, principalmente aqueles que demandam muita potência elétrica.

2. Sempre tenha dispositivos de proteção, por exemplo DR (Dispositivo Diferencial Residual) e aterramento.

3. Confira se há dimensão que suporte todos os cabos e ligações, dessa forma evitando desperdício de energia.

4. Observe a sobrecarga de tensão e busque adequar o consumo de energia.

5. Instale sistemas automáticos e que controlem o consumo e a intensidade da luz.

6. Organize o local de forma que ele fique o mais arejado possível, com o intuito de evitar o uso de ar-condicionado.

O avanço da tecnologia é um grande aliado em diminuir o consumo de energia elétrica, principalmente através de fontes alternativas. Assim, mesmo que não se possa trocar toda a captação energética da empresa, mudar partes do modo de consumo, com captadores alternativos, faz uma enorme diferença nos gastos. Desse modo, algumas formas de consumo podem ser mudados para:

Cogeração: É um tipo de energia elétrica e térmica, que aproveita a energia gerada pela própria produção de eletricidade. Assim, utiliza-se o calor gerado na produção de eletricidade como fonte de energia térmica para usar em outro aparelho.

Biomassa: Conversão de matéria-prima em um produto intermediário, com o propósito de ser utilizado em uma máquina motriz.

Energia Solar: O sistema solar fotovoltaico capta a luz solar e a converte em energia elétrica. Assim, redução que o sistema proporciona pode chegar a diminuir até 99% da sua conta de luz. Conheça empresas que já utilizam seus benefícios.

Existem, ainda, outras ideias simples, que parecem não fazer diferença, mas que ajudam muito na economia de energia, como estas:

– Use lâmpadas de LED. Elas gastam menos energia do que as fluorescentes, além disso duram mais.

– Evite estoque desnecessário. O que comprou a mais será armazenado por mais tempo, como resultado gastando mais energia.

– Pinte as paredes com cores claras. Dessa forma, a iluminação se expande por todo o cômodo.

– Invista no isolamento térmico. Ele diminui a necessidade da utilização de ar-condicionado e aquecedores.

Quer se aprofundar em como a energia solar pode ajudar você a economizar energia na sua empresa? Acesse nosso material:

Leia mais: