Blog

Conheça 5 dicas de economia de energia para praticar agora

lampadas economicas

Tempo médio de leitura: 3 minutos e meio.

 

O ano de 2018 trouxe algumas turbulências que afetaram ainda mais o bolso do consumidor. Por isso, procurar por dicas de economia de energia é uma necessidade.

Graças a aprovação de reajustes das empresas que distribuem a energia e também, pelo acionamento da bandeira vermelha dois, que atinge todo o Brasil, a conta de luz de todos os brasileiros está mais cara.

Por isso, conheça 5 dicas simples de economia de energia para praticar agora:

1. Manutenção das instalações elétricas

As instalações elétricas sofrem desgaste com o tempo de uso, tanto em empresas quanto em residências. No entanto, em locais onde o consumo da energia é intenso e constante, o desgaste é mais intenso e visível. Por isso, é importante realizar uma verificação da fiação de dez em dez anos, no mínimo.

 

2. Invista na automação

Sistemas de automação permitem controlar o consumo e intensidade da luz, regular a temperatura do ambiente e otimizar o uso de ar-condicionado. Estima-se que a automação seja capaz de reduzir em até 30% o gasto com os aparelhos em questão.


Ambientes como a garagem, por exemplo, são um bom exemplo dessa aplicação. Com a instalação de sensores de movimento as luzes só serão ligadas quando houver alguém utilizando o local.

 

3. Renovação dos aparelhos

Com o avanço da tecnologia, novos aparelhos e sistemas elétricos surgiram. De uma forma geral, os mais modernos tendem a ser mais econômicos e energeticamente eficientes. Busque comparar o consumo energético dos equipamentos instalados em sua empresa/residência com as opções mais modernas do mercado.

Caso exista uma diferença considerável no desempenho, estude a troca deles. Além disso, as lâmpadas podem ser uma fonte importante de gasto de energia elétrica. Procure utilizar lâmpadas fluorescentes ou de LED.

 

4. Evite deixar equipamentos em stand by (modo repouso)

desligar-equipamentos-da-tomadaEsquecer equipamentos ligados ou deixá-los longos períodos em modo de repouso não ajuda em nada na eficiência dos mesmos, além de continuarem consumindo energia.


Se estiver em casa, evite hábitos como dormir com a televisão ligada, ou ligar equipamentos de alto consumo, como o ar-condicionado, quando não há necessidade. Essas são dicas de economia de energia que devem ser difundidas entre os funcionários.

 

5. Faça um planejamento de gastos com a energia

Pode parecer algo excessivo, mas é somente com um planejamento de gastos (baseado na sua demanda de consumo) que você poderá compreender melhor em quais condições sua empresa ou residência consome mais energia e, assim, traçar ações corretivas.

Com essas dicas de economia de energia, você poderá chegar a soluções personalizadas para reduzir os gastos com energia em sua empresa ou residência.

No mercado, existem empresas especializadas para identificar qual é o melhor caminho para cada cliente, como a Arion.

Acompanhe nosso blog e saiba tudo sobre energia ou entre em contato com nossos consultores e conheça nossos E-books:

 

ebook-mercado-livre-energia

 

 

Leia mais:

 

Contratos longos e curtos? Entenda a compra de energia no Mercado Livre brasileiro

Três mitos sobre o Ambiente de Contratação Livre de Energia