Blog

Qual é a diferença entre economia de energia e eficiência energética?

Com os altos preços da conta de luz, empresas e clientes residenciais buscam alternativas para a redução dos gastos com energia. No entanto, encontrar alternativas viáveis para esse objetivo pode não ser tarefa muito simples. Nessa busca, muitos consumidores investem em ações de economia de energia e eficiência energética. Mas você sabe quais são as diferenças entre esses conceitos?

A economia de energia

Toda economia de energia parte do princípio básico de diminuir a utilização de um recurso e, consequentemente, diminuir a quantidade que se paga por esse produto. No entanto, a economia de energia pode afetar diretamente o modo como esse recurso é utilizado, uma vez que pode significar uma diminuição da produtividade.

Por exemplo, se você tem um gasto X de energia e deseja diminuir o valor que paga, é possível que tenha que diminuir o uso da energia à noite e deixar de realizar algumas tarefas, por exemplo. A vantagem é que você tem certeza de que tudo aquilo que reduzir terá um impacto imediato no valor pago.

Eficiência Energética

À primeira vista, ela pode parecer apenas um nome para a utilização racional dos recursos energéticos. No entanto, a eficiência energética trata de uma análise integrada de como garantir uma máxima eficiência dos equipamentos e recursos com mais inteligência.

Na prática, as ações de eficiência energética visam fazer mais com menos. Nesse sentido, vai  muito além de troca de lâmpadas e equipamentos que consomem muita energia, mas uma perspectiva sistêmica.

Vejamos um exemplo: Um supermercado identifica que seus freezers de laticínios estão consumindo muita energia, pois são de um modelo aberto, sem portas. Pela perspectiva da economia de energia, uma solução seria trocar este equipamento por um de portas fechadas, que fosse mais econômico, certo?

No entanto, essa análise desconsideraria o fato de que o freezer aberto colabora para o resfriamento do ambiente do supermercado como um todo, fazendo com que os ar-condicionados trabalhem com um consumo reduzido de energia. Assim, uma ação de eficiência visa analisar quais ações podem ser tomadas sem que essa troca de equipamento desequilibre o consumo energético do mercado no geral.

Entendeu como essas duas iniciativas visam solucionar problemas bem diferentes? Se você quiser controlar melhor seus gastos com a energia, podemos te ajudar. Basta baixar a planilha de controle de gastos e demandas e entender melhor o seu consumo.

Leia mais: