Blog

Economia inteligente: conheça o potencial da Gestão Energética

Com o aumento das bandeiras tarifárias e dos reajustes aprovados para as distribuidoras, o empresário brasileiro se interessa cada vez mais por dicas de economia de energia.

economia-de-energia-eletrica

Com o dia a dia produtivo, nem sempre é fácil encontrar alternativas que façam a diferença nos gastos energéticos. Nessa fase, a empresa precisa ser apresentada a uma solução que encare o gasto com energia de forma global.

Já ouviu falar no conceito de Gestão Energética? Muito mais do que dicas de economia de energia, essa solução pode elevar sua empresa a novos patamares de produção. Com isso, é possível garantir um entendimento global de todos os recursos que se relacionam com a energia.

Gestão Energética: o que é

A Gestão Energética tem como principal objetivo garantir que o uso de energia elétrica, seja no ramo industrial, comercial ou predial, ocorra de forma eficiente.

Dessa forma, a meta é reduzir custos para uma maior competitividade no mercado, eliminando desperdícios e otimizando a produção. Assim, também é possível diminuir impactos no meio ambiente.

No completo serviço de Gestão Energética, existem quatro elementos que, combinados, farão você experimentar uma nova forma de enxergar seu consumo. São eles: Gestão ACL; Eficiência Energética; Geração de Energia e Assessoria Regulatória.

Mergulhando na economia de energia

Este serviço atua como um conjunto de ações e projetos que precisam ser específicos para cada cliente. Assim, seguindo a metodologia PDCA (Planejar > Fazer > Checar > Agir), a Gestão Energética não está interessada em entregar apenas bons números para a compra de energia.

Por isso, seu objetivo é operar na empresa como uma espécie de inteligência energética. Dessa forma, é possível pensar em como garantir o melhor uso da energia em tudo o que a envolver.

Essas soluções personalizadas promovem ações de otimização e economia de energia. Tais ações podem se dar pela manutenção e pelo acompanhamento de processos, equipamentos e corte de desperdícios e o planejamento e a negociação assertiva da compra/venda de energia.

Além disso, também apresenta a possibilidade de geração própria de energia. Tal oportunidade é feita por meio das fontes alternativas de energia. Além disso, prevê o monitoramento e zelo por todos os aspectos legais e regulatórios do setor, através da Assessoria Regulatória.

Em síntese, você conheceu um pouco mais sobre a importância da gestão no Ambiente de Contratação Livre. Se quiser se juntar a empresas como Bahamas, ElectroPlastic, ITPAC, Soma, entre outras, entre em contato conosco.

Ficou interessado? Acompanhe as mídias da Arion e fique por dentro das novidades deste serviço ou entre em contato com nossos consultores.

 

LEIA MAIS: