Blog

Acabe com suas dúvidas sobre as vantagens e desvantagens das Energias Alternativas

Aliadas na luta contra o aquecimento global, as energias alternativas já somam uma parte considerável da produção mundial de energia elétrica. Em 2016, a REN21 (Rede Mundial de Políticas de energia renováveis) divulgou que mais de 173 países já incluíram metas relacionadas a energias alternativas em suas pautas.

Na prática, isso significa um aumento nas pesquisas e um maior desenvolvimento dessas tecnologias. No entanto, não é só pela sustentabilidade que elas vêm recebendo todo esse investimento. O investimento em energias alternativas pode significar também mais economiaSaiba tudo sobre energia solar para empresas.

De acordo com o site Inovação Tecnológica, “a transição para uma economia baseada em energia limpa pode significar um aumento líquido de mais de 24 milhões de empregos no longo prazo”.

Nesse sentido, é importante pensar que o investimento em energias alternativas beneficia também o setor econômico. Por isso, conhecer as fontes renováveis pode ser uma boa solução para sua empresa.

MAS O QUE SÃO FONTES ALTERNATIVAS?

Você deve estar se perguntando: mas o que são de fato as fontes alternativas? Por definição, estamos falando de qualquer fonte de energia que é uma alternativa ao uso de combustíveis fósseis.

Por essa característica, são fontes que não geram resíduos ou reações indesejadas, sobretudo no que se refere às emissões de dióxido de carbono, principais gases causadores do efeito estufa.

FONTES ALTERNATIVAS SÃO FONTES RENOVÁVEIS?

Sim. As chamadas de “fontes renováveis”, são representadas por aquelas fontes que possuem quantidade indeterminada, e possuem um fluxo que não impactam o meio ambiente, como o vento, maré e o sol.

Contudo, cada uma apresenta suas vantagens e desvantagens em relação ao uso, fazendo com que seja interessante conhecer como e onde essas energias alternativas podem ser aplicadas.

COMO VANTAGENS DAS ENERGIAS ALTERNATIVAS, PODEMOS DESTACAR AS SEGUINTES CARACTERÍSTICAS:

São consideradas inesgotáveis, ao contrário das fontes vindas do petróleo;

Impactam significativamente menos o meio ambiente;

Possibilitam um ar mais limpo, com menos emissão de monóxido de carbono na atmosfera;

São responsáveis pela criação de novos postos de trabalho;

Fazem com que a sociedade dependa menos do petróleo;

Diversificam a matriz energética possibilitando o desenvolvimento de novas tecnologias;

Favorecem a autonomia energética.

PORÉM, ALGUMAS PARTICULARIDADES DAS ENERGIAS ALTERNATIVAS NÃO PODEM DEIXAR DE SER OBSERVADAS:

Necessidade de grandes investimentos para pesquisa e instalação;

Impacto visual no ambiente;

Dependência da localização para o funcionamento adequado;

Com um estudo apurado das condições de instalação, é possível investir com segurança nas energias renováveis e ganhar retornos financeiro, social e ambiental. Afinal, o planeta pede novas soluções, e ser agente da transformação é uma excelente maneira de estar à frente no mercado.

A POPULARIDADE DA ENERGIA SOLAR

Com a expansão da energia solar, é muito provável que você já tenha ouvido falar sobre bastante coisa sobre ela (saiba tudo o que é mito e o que é verdade). Quando o cliente passa a gerar sua energia, garante um novo aliado na gestão de custos. Já que passa a contar com mais independência e segurança trazidas pela geração.

Por meio da tecnologia de painéis solares que absorvem a luz do sol e geram a energia elétrica que move nosso dia a dia, as contas de luz chegam a uma redução de 99%.

As placas possuem garantia de performance de 25 anos. Assim, após esse período,o a placa ainda estará produzindo pelo menos 80% de sua capacidade de geração inicial. Já o período médio de retorno do investimento é abaixo de 4 anos.

Por isso, este investimento permite uma redução imediata nas faturas de energia. Assim, os consumidores podem usufruir de uma economia que impacta diretamente em sua produtividade.

QUER SABER MAIS SOBRE OS BENEFÍCIOS DA ENERGIA SOLAR? BAIXE NOSSO E-BOOK GRATUITO E TIRE TODAS AS SUAS DÚVIDAS.

ebook tira dúvidas sobre energia solar

Leia mais: