Blog

Fornecimento de energia elétrica ganha reforço durante a Copa do Mundo

 

jogos-copa-do-mundoTempo médio de leitura: 5 minutos

Já imaginou uma final entre Brasil e Alemanha na Copa do Mundo da Rússia 2018? Agora imagine que nos quarenta minutos do segundo tempo, acontece uma falha no abastecimento de energia elétrica da sua casa impedindo que você veja o gol decisivo. 

Calma, pois existem profissionais trabalhando para que isso não aconteça!

Anunciada no início do mês de junho pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), as ações  especiais para aumentar a carga de energia elétrica do Sistema Interligado Nacional (SIN) durante os jogos do Brasil na Copa do Mundo 2018 visam minimizar riscos de eventuais apagões por sobrecargas.

De acordo com matéria publicada pela Agência Brasil EBC, a preocupação foi motivada pelo episódio ocorrido em março deste ano. Na ocasião, foram afetadas as regiões Norte, Nordeste, Sul e Sudeste, deixando mais de 70 milhões de pessoas sem energia.

Além disso, o volume de chuva do período atual foi abaixo da média histórica. Essa fato contribui para uma preocupação com todo o abastecimento do país. Apesar disso, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) descarta a possibilidade de falta de energia elétrica no país.

 

Por que acontecem apagões?

apagãoOs apagões ou blackouts, como são chamados em inglês, podem ser provocados por diferentes motivos. São eles: acidentes, queda de linhas de transmissão, sobrecargas, pane parcial do sistema de geração ou de distribuição, ou ainda por medida de segurança nacional.

Por isso, para o funcionamento pleno de atividades de cidades, empresas e residências, o conceito de uma eficiente Gestão Energética é muito importante, e precisa ser feito por profissionais capacitados.

A Gestão Energética tem como objetivo garantir que o uso de energia elétrica, seja industrial, comercial ou predial, seja eficiente.

Assim, a meta é reduzir custos para uma maior competitividade no mercado, eliminando desperdícios, otimizando a produção e diminuindo impactos no meio ambiente, sempre do ponto de vista energético.

Quer descobrir soluções para economia de energia em sua empresa ou residência? Entre em contato com nossos consultores.  

 

 

Leia mais:

 

Como diminuir o consumo de Energia Elétrica em sua empresa?

 

Conheça 5 dicas de economia de energia para praticar agora