Blog

Mercado Livre de Energia: tire suas dúvidas

Tire suas dúvidas sobre como entrar no Mercado Livre de Energia e tenha segurança neste processo

No Mercado Livre de Energia, ou Ambiente de Contratação Livre, o consumidor é quem define de quem comprará a energia. Com essa liberdade, porém, vem a responsabilidade de realizar boas escolhas.

A opção pelo tipo de energia passa por três aspectos: os tipos de energia, a quantidade de energia necessária para o negócio e o preço ofertado. Com a união dos fatores da maneira correta, o sistema funciona adequadamente. Saiba tudo sobre este mercado.

mercado-livre-de-energiaTipos de energia

Alguns fornecedores produzem energia elétrica a partir de fontes incentivadas, como pequenas centrais hidrelétricas, biomassa, eólica, solar, entre outras. A utilização dessas fontes traz descontos em parte das tarifas, o que faz com que seja uma opção sustentável e econômica.

 

O Consumidor Especial (com demanda contratada entre 500kW e 2.999kW) deve comprar a energia dessas fontes incentivadas, enquanto o Consumidor Livre (com demanda contratada acima ou igual a 3.000kW) pode optar entre as fontes incentivadas e as convencionais.

 

 

Quantidade contratada

Na comercialização no Mercado Livre de Energia, a energia é contratada em pacotes, o que faz com que seja importante analisar a quantidade de energia necessária por mês para que a empresa funcione adequadamente.

Para que isso seja realizado de forma apurada, é fundamental fazer um estudo do histórico do consumo, além de discutir o planejamento futuro da empresa e analisar a melhor forma de fechar o negócio.

 

Preço ofertado

A partir da definição dos itens anteriores, o próximo passo é a comparação dos fornecedores que atendem às condições estabelecidas. Dessa forma, é possível negociar, encontrar o melhor preço no mercado, os prazos desejados e controlar com eficiência os gastos com energia.

Para gerir com eficiência os requisitos de compra no Mercado Livre de Energia, é fundamental a contratação de uma gestão de qualidade comprovada e alta capacidade. Assim, é possível fazer com que os passos sejam cumpridos de maneira correta e os resultados esperados sejam alcançados com rapidez e segurança.

 

quer-migrar-para-o-mercado-livre-de-energia

 

Leia mais:

 

Tudo sobre Adequação do Sistema de Medição em 8 passos

Conheça 5 dicas de economia de energia para praticar agora