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Saiba o passo a passo do processo de migração para o Mercado Livre de Energia

 

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O Ambiente de Contratação Livre (ACL) possibilita a seus clientes mais liberdade e autonomia na negociação da energia.

 

 No entanto, este mercado demanda um acompanhamento mais próximo que a forma convencional de compra de energia.

 

Assim, é importante contar com uma empresa capacitada para realizar as etapas da migração para o Mercado Livre de Energia, como a Adequação do SMF.

 

Na implementação do processo de migração, em princípio algumas ações são fundamentais. Conheça-as abaixo:

– Avaliação do montante de energia a ser comprado, em conjunto com a área técnica do cliente;

 

– Em seguida, avaliação do contrato de fornecimento de energia atualmente em vigor. A fim de estabelecer um cronograma de migração e buscar as melhores condições de agilidade deste processo. Com o propósito de menor impacto de custos no término do atual contrato de fornecimento, quando possível;

 

– Elaboração de processo para seleção de Agente de Comercialização. Com a finalidade de buscar a melhor oferta de preço e/ou as melhores condições contratuais;

 

– Apresentação das opções de preço, bem como de Agentes de Comercialização. Assim como avaliação de cada contrato de fornecimento para a tomada de decisão da gerência do cliente;

 

– Acompanhamento do Agente de Comercialização durante o processo de migração, isto é, documentação necessária a ser entregue pelo mesmo;

 

– Implementação de todo o processo documental. Interagindo não só com a CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica), como também com a Distribuidora de Energia responsável pelo atendimento e ONS (Operador Nacional do Sistema), dentre os quais:

 

– Análise e preparação da documentação de adesão do cliente à CCEE;

– Envio das informações necessárias para a modelagem dos ativos de consumo do cliente no sistema de contabilização e liquidação da CCEE (CliqCCEE);

 

– Solicitação de abertura, acompanhamento e validação dos processos de adesão e modelagem na CCEE.

 

– Implementação dos serviços necessários para Adequação da Medição conforme exigências da Distribuidora, CCEE e ONS;

 

– Registro, conferência, ajuste e validação do contrato celebrado pelo cliente no CliqCCEE;

 

– Conferência e ajuste, no CliqCCEE, dos dados de medição dos ativos do cliente;

 

– Acompanhamento final até entrada em operação no Ambiente de Contratação Livre do cliente.

 

Logo após a conclusão do processo de migração para o Mercado Livre, é importante buscar os seguintes serviços:

– Informação detalhada da contabilização mensal do cliente na CCEE;

 

– Repasse e orientações acerca de comunicados da CCEE que afetem ao cliente;

 

– Conferência e divulgação das obrigações financeiras do cliente perante à CCEE e ao banco liquidante;

 

– Gestão comercial dos contratos de energia que vierem a ser estabelecidos, por exemplo compras a curto prazo, venda de excedentes e renovação contratual;

 

– Conferência das faturas de fornecimento de energia e de uso do sistema de distribuição. A fim de garantir os descontos previstos na TUSD;

 

– Realização do balanço mensal de consumo e contratos do cliente, desse modo monitorando oportunidades e riscos no curto prazo;

 

– Fornecimento de informações de mercado e regulação do setor elétrico, através de relatórios e de boletins informativos;

– Apoio em questões relativas à comercialização de energia junto à CCEE, Aneel e órgãos correlatos, desde que em questões relacionadas com a comercialização de energia elétrica.

 

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