Blog

Mercado Livre de Energia: entenda o que é

No Brasil, existem dois mercados que atuam no fornecimento de energia elétrica. Você sabe quais são eles?

Basicamente, este mercado se divide entre ACL (Ambiente de Contratação Livre), conhecido como Mercado Livre de Energia, e ACR (Ambiente de Contratação Regulada).

Neste último, estão inseridos os consumidores cativos que consomem energia de distribuidoras, como Light, Cemig, Energisa, etc. Entenda como surgiu e qual a finalidade de criação deste mercado. 

No ACR, os consumidores são aqueles que compram energia de uma única distribuidora, pagando apenas uma fatura mensal.

Neste caso, estão inclusos os serviços de distribuição e fornecimento de energia, e as tarifas são reguladas pelo governo. Assim, este valor também está sujeito às bandeiras tarifárias e reajustes anuais das distribuidoras.

 

Vantagens do Ambiente de Contratação Livre

 

Em contraponto, os consumidores do nível ACL têm maior liberdade na hora de escolher seu fornecedor de energia. Isso porque eles compram de geradores ou empresas de comercialização de energia elétrica por meio de contratos com condições de negociação livre.

Dessa forma, os preços são diversificados e o consumidor de energia elétrica tem a liberdade de escolher aquele comercializador, ou comercializadores, que oferece o melhor preço, prazo, quantidade de energia etc. Entenda mais sobre a negociação neste mercado

Quanto ao pagamento, no ambiente de contratação livre, cada consumidor paga uma fatura referente à energia. Além disso, existe outra relacionada ao serviço de distribuição para a distribuidora local.

O Mercado Livre de Energia é, sem dúvidas, uma solução para economizar energia. Nele, estão reunidas características como confiabilidade, segurança e economia.

A principal vantagem é a liberdade do consumidor em optar pelo fornecedor de energia que melhor atende suas necessidades, que tem o melhor contrato e proporcionará mais economia a sua empresa. No entanto, é preciso contar com empresas experientes para a gestão neste ambiente. 

 

Baixe nosso e-book e descubra todas as vantagens ao ser um consumidor do Mercado Livre de Energia:

 

 

Leia mais:

 

Contratos longos e curtos? Entenda a compra de energia no Mercado Livre brasileiro

Você sabe o que são ações de otimização em energia?