Blog

Como instalar um painel solar fotovoltaico em empresas e residências?

Uma boa opção para conseguir captar energia limpa é a tecnologia solar. Mas como instalar um painel solar fotovoltaico de forma otimizada? Neste texto, vamos lhe dar algumas dicas.

Os painéis são equipamentos que convertem a energia do Sol em energia elétrica. Eles são construídos por associação de células solares que em sua grande maioria, são fabricadas a partir de silício cristalino. Elas são consideradas a primeira geração da tecnologia solar fotovoltaica.

A primeira geração de células continua sendo a mais utilizada em função de sua grande abundância de matéria-prima e por usar a tecnologia desenvolvida na indústria microeletrônica. Essa geração apresenta bom desempenho e estabilidade, além de uma eficiência entre 11 e 18%.

Meu telhado é adequado para a instalação?

Sendo também possível no solo, o sistema solar é geralmente instalado nos telhados de empresas ou residências que pretendem produzir a própria energia. A instalação pode ser feita sobre telhas de barro, caso o telhado seja avaliado e nenhum problema na estrutura seja encontrada. Se você possui um telhado de estrutura metálica ou em eternit, não se preocupe, a instalação é também é possível neles.

A sombra é uma grande vilã do sistema de geração solar. O ideal é que a área não seja completamente coberta por árvores ou estruturas.

Melhor orientação para instalar painel solar fotovoltaico

As partículas de luz que chegam à Terra são chamadas de fótons. Quando eles atingem os painéis, energia elétrica é produzida, podendo ser utilizada em residências ou empresas. No Brasil, a melhor orientação para instalar painéis fotovoltaicos é voltada para o Norte. Isso porque, com essa orientação, os painéis estarão mais tempo expostos à melhor posição para receber a irradiação solar durante o dia.

Leste, Oeste e Sul

Entretanto, caso o local de instalação não seja voltado para o Norte, a instalação dos painéis nas direções Leste e Oeste também é possível. Essa mudança de direção não vai afetar de forma significativa a geração de energia solar, podendo ser compensada com o aumento do número de painéis fotovoltaicos. A instalação na face Sul é a única que não é recomendada, pois pode causar grandes perdas. Apenas considere essa opção se você morar na região Norte do Brasil.

A forma mais segura de instalar painéis fotovoltaicos

Ao optar por instalar um painel fotovoltaico, busque empresas especializadas no assunto. Os responsáveis pelo projeto devem saber qual é o melhor local para realizar a instalação, independentemente da posição em que sua casa ou empresa se encontra.

Caso tenha dúvidas, faça perguntas sobre as perdas que cada direção pode causar, de acordo com a orientação, a inclinação e a localização geográfica no Brasil.

Você sabia que se aproveitássemos toda a energia solar que chega à Terra, teríamos 1.800 vezes mais energia elétrica disponível para ser consumida? Repensar nossos hábitos de consumo é também uma forma importante de nos posicionarmos perante os clientes e a sociedade como um todo.

Por isso, se você quer fazer parte das pessoas que geram a própria energia, precisa garantir uma instalação de qualidade. Gostaria de saber mais? Nos envie uma mensagem no WhatsApp.