Blog

O que ninguém te contou sobre o Mercado Livre de Energia

Se sua empresa faz parte dos consumidores que negociam a energia livremente, provavelmente você chegou a 3 conclusões: o Mercado Livre de Energia (MLE) possibilita uma grande economia de energia; garante mais liberdade em relação ao processo produtivo e trabalha com os recursos energéticos de forma mais inteligente. Mas quais oportunidades este mercado ainda guarda? A economia de energia seria o principal ganho?


Atualmente, o número de agentes já chega a 7.000, incluindo consumidores, geradores, etc. De acordo com a Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia Elétrica, nos últimos 16 anos, as empresas que migraram para o MLE tiveram reduções no custo da energia ao redor de 18%.


Para manter o funcionamento deste mercado, outras empresas e profissionais entram em ação. É o caso das empresas que atuam na representação dessas empresas no Mercado Livre de Energia. No entanto, os detalhes na representação guardam também algumas oportunidades.


A REPRESENTAÇÃO ALINHADA À OTIMIZAÇÃO

Uma das grandes oportunidades que pode aumentar seus benefícios no Mercado Livre de Energia é alinhar a representação à uma gestão que se preocupe em garantir mais economia e produtividade à empresa.


Isso só é possível quando se é representado por empresas que obtenham um posicionamento independente no mercado. Mas o que isso significa na prática? Comercializadoras, por exemplo, atuam tanto na representação quanto na compra e venda de energia; enquanto as gestoras independentes estão orientadas apenas a prestação do serviço de representação.


Na prática, uma representação independente está muito mais alinhada ao conceito de eficiência e otimização, pois está interessada em fornecer o máximo de ganho às empresas que representa, pois não é orientada a lucrar com a compra e venda de energia.


GERAÇÃO PRÓPRIA

Outro conceito pouco difundido no Mercado de Energia é a oportunidade de diversificar o fornecimento de energia com a geração própria. O conceito de geração própria visa trazer ao cliente mais economia e, principalmente, independência. Muitas vezes, com a dependência de momentos específicos para a compra de energia, o cliente fica refém das oscilações do mercado.

Em muitos casos, a oportunidade de geração pode estar dentro do próprio processo produtivo do cliente, por isso é importante investir em um estudo capaz de apontar e colocar em prática essas alternativas. Por que não gerar sua própria energia e, assim, garantir um maior controle de seus custos?


A BUSCA CONSTANTE PELA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA


Você sabia que a Eficiência Energética também faz a diferença para quem atua no Mercado Livre de Energia? Suas ações propõem um olhar diferente sobre os processos produtivos, sendo aplicável em empresas de diversos tamanhos e setores. Em outras palavras, seu conceito visa obter o melhor desempenho na produção com o menor gasto de energia.


Para isso, ações de melhoramento nos processos produtivos podem ser executadas, otimizando o uso de energia com os recursos disponíveis. É dessa forma que a representação no Mercado Livre aliada à perspectiva da eficiência energética traz mais do que economia, conseguindo ajustar processos que geram ganhos ainda maiores e de baixo custo de investimento. Conheça dicas para economizar agora.


UM PASSO ADIANTE

Agora que você já entendeu algumas das oportunidades guardadas no Mercado Livre de Energia, pode avaliar como sua empresa tem se posicionado neste ambiente.


No Grupo Arion, trabalhamos com todos estes conceitos aplicados ao serviço de Gestão Energética, que visa resultados muito além de uma boa representação no ACL. Por isso, se deseja trocar experiências sobre a representação, ou saber mais sobre os conceitos aqui propostos, entre em contato conosco.


quero-solucoes-para-economizar-energia

Leia mais: