Blog

Três mitos sobre o Ambiente de Contratação Livre de Energia

O Ambiente de Contratação Livre (ACL), ou Mercado Livre de Energia, ainda gera dúvidas na cabeça dos consumidores. Mas antes de saber Tudo sobre o Mercado Livre, separamos neste artigo alguns pontos para que você possa compreender melhor como ele funciona. A ideia aqui é desmistificarmos juntos três questões que causam insegurança em quem deseja fazer a migração.

 

Três mitos sobre o Ambiente de Contratação Livre 

 

ambiente-de-contratacao-livreMito 1 – Preços voláteis

Os contratos de longo prazo têm seus valores estáveis. A volatilidade acontece, na maioria das vezes, nos preços de curto prazo. Como o mercado é ajustado por oferta e demanda, não existem grandes flutuações para projetos de períodos maiores.

Na questão do curto prazo, alguns fatores influenciam o preço, como a precipitação de chuvas. No Mercado Livre de Energia, você tem a segurança de planejar seus gastos com energia.

 

 

 

Mito 2 – Se eu migrar para o ACL posso sofrer retaliações da distribuidora

 

Muitos consumidores que estão no Mercado Cativo deixam de aproveitar excelentes oportunidades por medos infundados. Por isso, é importante esclarecer que quem migra para o Ambiente de Contratação Livre não sofre retaliação das concessionárias. Para que você entenda: todo o processo é rigidamente regulado, sendo clara as obrigações das Distribuidoras. Sua empresa continuará cliente da Distribuidora local, que continuará sendo remunerada pelo seu serviço de distribuir a energia elétrica.

 

 

Mito 3 – O Mercado Livre de Energia não tem regras claras

 

O Ambiente de Contratação Livre é seguro e regulamentado pelos mesmos órgãos que regulam o Mercado Cativo: a CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica), a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e o Operador Nacional do Sistema (ONS). Dessa forma, os consumidores livres garantem mais segurança jurídica. Além disso, todos têm contratos de conexão com as distribuidoras, em que estão presentes todos os direitos e deveres das partes.

 

Agora que você já pôde compreender melhor essas questões, lembre-se de contar com uma equipe experiente para fazer a migração. Os clientes Arion estão se beneficiando com os ganhos da redução dos valores pagos em energia elétrica.

 

Se você procura por mais informações sobre o Mercado Livre de Energia, indicamos que você baixe o e-book abaixo:

 

 

Leia mais:

 

Como funciona o Mercado Livre de Energia no Brasil

Saiba o passo a passo do processo de migração para o Mercado Livre de Energia