Blog

O que você precisa saber sobre a adequação do sistema de medição

Mais importante do que uma migração rápida para o Mercado Livre de Energia, é realizar suas etapas sem falhas e problemas. Afinal, nenhuma empresa quer adiar os benefícios de negociar sua energia livremente, não é verdade?

Para que isso aconteça, é preciso ter controle sobre os processos, os prestadores de serviço e a própria equipe interna da empresa. Tantas atividades podem sobrecarregar o responsável e deixar passar algum detalhe dentro deste processo. Por isso, vamos ajudar você a organizar melhor a fase da Adequação do Sistema de Medição com um checklist completo, para uma migração sem dor de cabeça.  

OBRIGATORIEDADE

A instalação e Adequação dos pontos de medição do Consumidor para o padrão de medição da CCEE é de responsabilidade do Agente de Medição (Distribuidora ou transmissora). Todos os custos incorridos são de responsabilidade do Consumidor, exceto o medidor principal que é de responsabilidade do Agente de Medição. A responsabilidade de manutenção do SMF é também do agente de Medição.

CARTA DENÚNCIA

Se sua empresa cumpre os requisitos do Mercado Livre de Energia, é preciso realizar a etapa de “denunciar” o contrato atual com a Distribuidora. Isso significa que Inicialmente, o cliente faz a chamada “carta denúncia”, demonstrando à distribuidora seu interesse em migrar para o ACL. Assim, nessa fase são estabelecidos e esclarecidos o que cabe a cada agente envolvido na migração. Uma vez completada essa fase, damos início a etapa operacional.


Nesta fase, é importante:

  • Se atentar aos prazos estabelecidos pela distribuidora;
  • Organizar o cronograma produtivo da empresa para os processos da migração;
  • Encontrar parceiros para as etapas técnicas;
  • Manter o controle dos gastos e processos relacionados a energia na empresa.

ESCOLHENDO O PARCEIRO PARA A ADEQUAÇÃO

Na hora de escolher seu parceiro para a realização da etapa de Adequação é importante estar atento à experiência da empresa prestadora de serviço. Por exemplo, se sua empresa precisará migrar várias unidades, é muito melhor contratar uma empresa que já está habituada a este tipo de trabalho, certo?

Da mesma forma, se sua empresa tiver  um porte muito grande, o ideal é que a equipe possua experiência nesse aspecto do serviço. Afinal, cada Distribuidora possui requisitos específicos, o que precisa ser cuidadosamente avaliado pela prestadora do serviço.

Nessa fase, é importante:

  • Verificar a experiência da empresa;
  • Entender o escopo do trabalho e quais etapas estão inclusas;
  • Ajustar expectativas de prazo e das intervenções no sistema produtivo,

INÍCIO DO PROJETO

Com todas as etapas acima concluídas, começa-se a trabalhar no projeto prático. Ao fazer o projeto da migração, é preciso seguir o padrão exigido pela distribuidora específica e realizar todas as adequações de acordo com o escopo determinado por ela.

Apesar de existirem normas gerais, cada distribuidora possui também suas normas próprias. Com a aprovação do projeto pela mesma, o material necessário para a adequação em campo é providenciado. Nesse processo operacional, a distribuidora realiza o acompanhamento e verifica se tudo está acontecendo dentro de seus padrões até que se termine o processo.

A ADEQUAÇÃO DO GRUPO ARION

Com mais de 300 adequações concluídas com sucesso em todas as regiões do Brasil, nossa equipe é preparada para atender todas as necessidades do cliente. No serviço de Adequação do Sistema de Medição, todos os passos e normas que os clientes devem realizar e comprovar, são realizados com segurança pela Arion.

Contudo, na etapa de negociação da migração, a distribuidora pode exigir do cliente alguns ajustes na subestação de energia. Um exemplo seria a troca de equipamentos obsoletos.

Essa é uma forma que a concessionária encontra para resolver pendências necessárias, aproveitando os ajustes para a migração. Contudo, podem haver demandas de alguns serviços como troca de extintores, alvenaria, que não se enquadram no escopo da Arion. No entanto, orientamos os clientes para que tudo se resolva de forma correta.

Gostaria de conferir outros detalhes sobre a adequação do sistema de medição? Preparamos um e-book com tudo o que você precisa saber.


Leia mais: