Benefícios do Mercado Livre de Energia
Liberdade de negociação e previsibilidade nos gastos são só alguns dos benefícios do Mercado Livre de Energia. No entanto, nem todas as empresas podem atuar neste formato. O Ambiente de Contratação Livre (ACL) exige que as empresas possuam demanda a partir de 500 kW. Assim, se sua empresa cumpre essa especificação, os benefícios do mercado livre de energia podem fazer diferença em sua produtividade e também em seu bolso.
Quais são os benefícios do mercado livre de energia?
O mercado livre de energia é uma modalidade de comercialização de energia elétrica que permite que consumidores de grande porte, como indústrias, comércios e outras empresas, escolham o fornecedor de energia elétrica com base em suas necessidades e estratégias de negócios. Isso representa uma série de benefícios, tanto para as empresas quanto para o mercado como um todo.
De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Comercializadores de Energia (Abracel), Reginaldo Medeiros, em matéria para o jornal O Globo, o mercado livre cresceu 17% em 2017. De acordo com o Blog Mercado Livre de Energia, no final de janeiro, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) divulgou um novo recorde de migração para o Mercado Livre de Energia de Energia: o ambiente de contratação livre (ACL) foi adotado por 5.563 novas unidades em 2021.
Hoje, o ACL com 26,6 mil ativos de consumo, teve crescimento de 2,47 vezes nos últimos cinco anos. Ao todo, o ACL representa 34,5% de toda a energia elétrica consumida no Sistema Integrado Nacional (SNI).
Mais que liberdade de negociação
O mercado livre de energia também promove a eficiência energética. Com a possibilidade de escolher fornecedores que utilizam fontes de energia mais sustentáveis e limpas, as empresas podem contribuir para a redução de emissões de gases de efeito estufa e para a preservação do meio ambiente. Além disso, a liberdade de escolha incentiva a inovação em tecnologias mais eficientes e limpas.
Por fim, o mercado livre de energia promove a competição e a diversificação do mercado. Com a entrada de novos fornecedores, a concorrência aumenta, o que pode levar a preços mais baixos e a um maior nível de qualidade nos serviços oferecidos. Além disso, a diversificação de fontes de energia elétrica contribui para a segurança energética do país, reduzindo a dependência de uma única fonte de energia.
Veja quais são os benefícios do Mercado Livre de Energia na prática:
Energia mais barata:
Com a possibilidade de negociação individual de preços, prazos e quantidade de energia fornecida, os custos com energia podem ser diminuídos significativamente. Esse é um dos principais benefícios do Mercado Livre de Energia. Veja outros:
Desconto na TUSD:
A Tarifa de Uso dos Sistemas Elétricos de Distribuição é uma tarifa cobrada de todos os usuários de energia elétrica no Brasil. Contudo, com a utilização de energias alternativas, a empresa pode passar a receber 50%, 80% e até 100% de desconto na tarifa.
Previsibilidade nos gastos:
Os pacotes de energia abrem a possibilidade de saber antes quanto será gasto com energia em cada mês, garantindo um orçamento mais confiável e previsível.
Ausência de bandeiras tarifárias:
No Mercado Livre de Energia, uma vez que os contratos e preços são negociados anteriormente com a empresa comercializadora do serviço, as bandeiras tarifárias não são aplicadas. Dessa forma, é possível saber com antecedência o valor a ser cobrado.
Possibilidade de venda da energia não utilizada:
Caso o pacote contratado não seja totalmente consumido, há a possibilidade de venda da energia restante, evitando gastos desnecessários.
Economia com baixo investimento:
Os investimentos para a troca dos equipamentos necessários são baixos, e o retorno econômico é rápido e eficaz.
Regulamentação e segurança:
O Mercado Livre de Energia é regulamentado por lei normativas da ANEEL e possui regras para o seu funcionamento, com garantia de legalidade e bom funcionamento.
A importância da Gestão
Contudo, é importante se atentar que a gestão é parte fundamental para garantir os benefícios do mercado livre de energia.
Você acompanhou as últimas mudanças na abertura do Mercado Livre de Energia? Fique por dentro do assunto:
Ficou com alguma dúvida sobre o Mercado Livre de Energia?