Fontes alternativas de energia no Brasil
No Brasil, cerca de 70% da energia utilizada é proveniente de usinas hidrelétricas. Ou seja, energia produzida a partir da força das águas. No entanto, com o avanço tecnológico, novas fontes alternativas de energia são cada vez mais viáveis. Quer conhecer as possibilidades de produção sustentável? Listamos algumas das Fontes Alternativas que mais crescem no mundo:
Energia solar: é a produção de energia elétrica a partir do Sol. A irradiação é captada por painéis solares, que a transformam em eletricidade.
Energia eólica: obtida a partir do vento. No entanto, depende de ventos constantes e potentes e área externa. Um conjunto de hélices produz eletricidade a partir desse elemento natural.
Biomassa: gases gerados a partir da decomposição de matéria orgânica. Posteriormente processados em usinas especiais que permitem a produção energética.
Energia das marés: também denominada maremotriz. Em suma, consiste no aproveitamento da subida e descida da maré. Funciona de forma parecida com a geração hidrelétrica comum.
Entre todas as Fontes Alternativas, a produção de Energia Solar é a que mais cresce em nosso país. Com projetos em áreas urbanas e rurais. Inclusive para o abastecimento residencial e empresarial. Somente em 2016, o crescimento foi próximo a 300%, de acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).
[rock-convert-pdf id=”201″]
Ela apresenta vantagens não apenas sobre o sistema convencional, mas também sobre as demais fontes alternativas de energia. Não apenas o investimento é menor. Também o impacto visual e ambiental que ela gera é reduzido. Além disso, a manutenção é mais barata. E pode ser instalada em qualquer região.
Se interessou? Quer saber mais sobre energia solar? Por isso preparamos um material completo respondendo as principais dúvidas sobre o assunto. Para acessar, clique na imagem abaixo: