Excessos de produção da energia solar
O que fazer com a energia solar que sobra?
Você já leu aqui no blog como funciona o processo de produção da energia solar fotovoltaica. Agora trazemos um tema relevante e que deve ser esclarecido: para onde vão os excessos de produção de eletricidade. Isto é, como funciona o sistema caso sua residência ou empresa produza mais energia do que gasta?
O que é feito com os excessos de produção da energia solar?
Sabe o que acontece se sua casa ou empresa gera mais energia do que consome? Na Energia Solar Fotovoltaica on-grid ela é injetada na rede de distribuição e transformada em créditos. Com isso sendo possível compensar à noite ou durante meses com menos irradiação solar. Isso é possível através da utilização de um Medidor de Energia Bidirecional. Não apenas responsável por medir a quantidade de energia consumida que vem da rua. Mas também mede a quantidade injetada na rede distribuidora pelos excessos de produção.
É simples se conectar à rede elétrica?
A fim de utilizar esse excesso de produção há um processo de conexão do sistema de energia solar à rede elétrica. Entretanto cada distribuidora conta com regras e exigências diferentes. Como esses aspectos variam de acordo com cada concessionária de energia, é importante contar com uma parceria que conheça todos os trâmites técnicos e legais, garantindo que a sua produção será iniciada sem problemas posteriores.
Como funcionam os créditos de energia solar?
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) é a entidade responsável pela regulamentação da utilização dos créditos de energia. Desse modo, para cada categoria de geração – autoconsumo, autoconsumo remoto, condomínio com geração distribuída e geração compartilhada – ela impõe regras específicas.
Esse sistema de compensação de energia é medido em kWh. Ou seja, a cada quilowatt-hora produzido em excesso, o consumidor reverte em crédito este kWh, que pode ser compensado à noite ou durante os meses com menos irradiação solar. Assim, tudo isso é contabilizado pelo medidor bidirecional e registrado na fatura de energia ao final do mês. A validade para a utilização desses créditos gerados é de 60 meses.
Transferência e venda de créditos
Ao passo que seu sistema de energia solar apresentar excesso de produção, a compensação pode ser feita em outros locais. Para que aconteça essa transferência, é imperativo que o novo local seja atendido pela mesma distribuidora e seja cadastrado, previamente, pelo mesmo titular, seja ele pessoa física ou jurídica (autoconsumo remoto); por condôminos de um mesmo condomínio (condomínio com geração distribuída); ou até mesmo por outras pessoas físicas e jurídicas, reunidas através de um consórcio ou cooperativa (geração compartilhada). Já a venda do excesso para a distribuidora não é possível. Ou seja, o consumidor não recebe, em dinheiro, pela energia extra injetada na rede distribuidora.
Não apenas você pôde ver que a energia solar é uma excelente forma de economizar; Como também que os excessos gerados podem ser aproveitados. Assim, porque não pedir um orçamento sem compromisso?
[rock-convert-pdf id=”216″]
Preparamos um checklist completo com tudo o que você precisa verificar antes de contratar uma empresa para realizar a instalação segura de energia solar. Para ter acesso a esse conteúdo, clique no banner a seguir: |
|