O que é Adequação do Sistema de Medição? Especialistas Arion respondem
Se sua empresa está prestes a fazer a migração para o Mercado Livre de Energia, alguns conceitos podem causar dúvidas na execução das atividades. Por isso, convocamos alguns dos especialistas da Arion para tirar as principais dúvidas sobre a Adequação do Sistema de Medição para Faturamento (SMF). Para uma leitura mais completa, saiba tudo sobre a Adequação em 8 passos.
Contextualizando a migração para o Mercado Livre de Energia
A partir do momento que uma empresa apta a ser consumidora do Mercado Livre de Energia, é necessário que cumpra procedimentos técnicos para atuar neste ambiente. As principais tem relação com a adequação técnica de procedimentos de comercialização. De forma geral, podemos resumir os procedimentos para a migração em:
- Solicitação do Parecer de Localização junto à CCEE;
- Elaboração e encaminhamento do projeto ao órgão responsável;
- Adequação/implantação do SMF;
- Estabelecimento do canal de comunicação dos medidores com a CCEE;
- Encaminhamento do Relatório de Comissionamento ao órgão responsável;
- Solicitação de cadastramento do Ponto de Medição;
- Início do processo de coleta
Adequação do sistema de medição: o coração da migração
O Engenheiro Eletricista Luiz Carlos Siqueira, com mais de 35 anos de experiência na área e formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e o também formado em Engenharia Elétrica na UFJF Bruno Santiago, integrantes do setor de Engenharia da Arion, esclarecem algumas questões:
1) O que é a Adequação do Sistema de Medição?
A Adequação do Sistema de Medição é uma etapa necessária para que o consumidor do Mercado Cativo realize a migração para o Ambiente de Contratação Livre (ACL). De uma forma geral, isso acontece porque o medidor padrão utilizado no Mercado Cativo é diferente do usado no ACL. No entanto, muitas vezes é preciso fazer ajustes também nas estruturas de eletrodutos, cabeamento, entre outros equipamentos. Dessa forma, o serviço de Adequação é necessário para atender as especificidades técnicas e garantir os padrões adequados para migração.
2) Como é feito o serviço de Adequação do Sistema de Medição?
Quando o serviço de Adequação do SMF é inciado, uma etapa anterior entre o cliente e a distribuidora já aconteceu. Inicialmente, o cliente faz a chamada “carta denúncia”, demonstrando à distribuidora seu interesse em migrar para o ACL. Assim, nessa fase são estabelecidos e esclarecidos o que cabe a cada agente envolvido na migração. Uma vez completada essa fase, damos início a etapa operacional.
Ao fazer o projeto da migração, precisamos seguir o padrão exigido pela distribuidora específica e realizar todas as adequações de acordo com o escopo determinado por ela. Apesar de existirem normas gerais, cada distribuidora possui também suas normas próprias. Com a aprovação do projeto pela mesma, adquirimos o material necessário para a adequação em campo. Nesse processo operacional, a distribuidora realiza o acompanhamento e verifica se tudo está acontecendo dentro de seus padrões até o processo termine.
3) Como a a Arion atua no serviço de Adequação do Sistema de Medição?
Com mais de 300 adequações concluídas com sucesso em todas as regiões do Brasil, nossa equipe é preparada para atender todas as necessidades do cliente. No serviço de Adequação do Sistema de Medição, todos os passos e normas que os clientes devem realizar e comprovar, são realizados com segurança pela Arion.
Contudo, na etapa de negociação da migração, a distribuidora pode exigir do cliente alguns ajustes na subestação de energia. Um exemplo seria a troca de equipamentos obsoletos. Essa é uma forma que a concessionária encontra para resolver pendências necessárias, aproveitando os ajustes para a migração. Contudo, podem haver demandas de alguns serviços como troca de extintores, alvenaria, que não se enquadram no escopo da Arion. No entanto, orientamos os clientes para que tudo se resolva de forma correta.
4) Como acontece a fiscalização?
Quando o cliente faz a notificação da migração, a área responsável pela medição organiza uma inspeção. Assim, os inspetores podem apontar questões relativas somente a Adequação do SMF, e ajustes na subestação como um todo.
Ao fim do processo, quando são finalizadas e aprovadas as etapas comerciais e físicas de montagem e Adequação, a distribuidora cadastra aquele ponto de medição na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Cumprindo os demais requisitos exigidos no processo, ele já faz parte do Mercado Livre.
5) Existe alguma dificuldade de realização deste serviço?
A experiência da Arion na entrega do serviço de Adequação. Prezando pela qualidade e satisfação, hoje nos permite executar a Adequação do Sistema de Medição com tranquilidade e segurança. Prezando por um bom relacionamento entre os envolvidos – nós, os clientes e distribuidoras – conseguimos solucionar os pontos de preocupação do cliente. Assim, a Arion consegue conduzir seus projetos dentro dos prazos, atendendo as normas e regras estabelecidas visando o sucesso da migração ao final do processo.
Se sua empresa quer migrar para o Mercado Livre de Energia, saiba como fazer de forma segura.
Conteúdos que você pode achar interessante: