Como a greve dos caminhoneiros reflete a urgência de energias renováveis
Deixando reflexos visíveis em apenas sete dias, a greve dos caminhoneiros leva empresas e consumidores à uma reflexão: o risco do uso de recursos energéticos não renováveis e escassos como o principal motor para as atividades produtivas no país. Saiba como algumas empresas já garantem benefícios com a energia solar.
Você já parou para pensar de que forma a extinção desses recursos irão afetar no mundo e também na sua vida?
O desafio de sustentar a demanda de energia do planeta é constante, já que a previsão para o consumo é cada vez maior. Por isso, é preciso considerar a urgência de se pensar e investir em energias renováveis, de uma forma definitiva. Por isso, a busca por sustentabilidade não é mais uma opção, e sim, uma questão de oportunidade e responsabilidade.
Energias Renováveis
As chamadas “energias renováveis” são aquelas que, como o próprio nome diz, podem ser restabelecidas pela natureza, tais como a luz solar, o vento, a biomassa. Ou seja, são geradas pela natureza e não se esgotam, seguindo um fluxo de geração e aproveitamento.
As fontes não renováveis tendem ao esgotamento e a emissão em grande quantidade de gases do efeito estufa. Tais gases são provenientes da queima de combustíveis fósseis. Portanto, esse tipo de recurso contribui para o aquecimento global acelerado, trazendo consequências à todo o ecossistema vivo na Terra.
O investimento na geração própria, além dos benefícios já mencionados, garante maior autonomia aos seus usuários, diminuindo significamente os impactos dos aumentos tarifários que tanto afetam o planejamento de empresas e pessoas.
As principais fontes de energias renováveis utilizadas são:
Energia solar: geração de energia elétrica ou térmica através da captação da luz do sol em painéis fotovoltaicos;
Energia hidrelétrica: energia proveniente do aproveitamento do potencial hidráulico existente num rio, utilizando desníveis naturais como quedas de água, ou artificiais, produzidos pelo desvio do curso original do rio.
Energia eólica: geração de energia elétrica a partir da força dos ventos através de sistema de turbinas eólicas;
Biomassa: produção de combustível ou energia elétrica a partir de matéria orgânica de origem animal e vegetal.
[rock-convert-pdf id=”712″]
A potência da Energia Solar
Despertando interesses por sua fácil e adaptável instalação, a geração de energia solar fotovoltaica se consolida como favorita. Principalmente entre empresas que desejam investir em novas soluções energéticas. Sobretudo, para as de baixa tensão, pois essas são “contempladas” com tarifas mais altas que empresas da alta tensão.
Chegando a 99% de redução, não incide Imposto sobre Circulação de Mercadorias e prestação de Serviços (ICMS). Além disso, não sofre a incidência da Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição (TUSD).
As placas possuem garantia de 25 anos. Depois disso, ainda produzem pelo menos 80% da capacidade de geração inicial. Já o período de retorno médio é abaixo de 4 anos. O investimento permite uma redução imediata nas faturas de energia, possibilitando que a empresa usufrua de uma economia que impacta diretamente nas estratégias de crescimento e solidificação da companhia.
Quer conhecer outros benefícios da energia Solar? Entre em contato com nossos consultores.