Gasolina alta? Saiba quanto custa rodar com carros elétricos no Brasil
Tempo médio de leitura: 3 minutos
Provavelmente você já assistiu a um filme de ficção científica em que carros elétricos e metrôs ultravelozes cortam o céu num fluxo perfeito.
Apesar de estarmos muito longe do que propõe as telas de cinema, a tecnologia de carros elétricos que existe hoje e é usada por alguns países, já pode representar uma alternativa para as crises de recursos como a gasolina e o etanol.
A principal vantagem dos carros elétricos, além de não precisar enfrentar os bruscos aumentos do preço dos combustíveis e reduzir a emissão de gases poluentes, é que o quilômetro rodado utilizando a energia elétrica como combustível é mais barato. Saiba como empresas têm investido em energia solar.
De acordo com matéria do portal Techmundo, os donos deste tipo de veículo gastam cerca de R$ 0,10 ou menos por quilômetro usando modelos vendidos aqui no Brasil.
Nos dias atuais a média do valor do quilômetro rodado em carros populares com gasolina ou etanol chega a ser três a quatro vezes mais alta que esse valor obtido pelos carros elétricos.
[rock-convert-pdf id=”737″]
A geração de energia solar – a solução perfeita
Mas como fazer a recarga do carro pelo menor preço possível? Com a energia solar, é possível trazer uma economia duradoura. Assim, você poderá suprir a maior parte da sua demanda de consumo.
Por exemplo, se em sua empresa ou casa forem instalados painéis solares, a energia gerada por eles é inserida na rede elétrica tradicional de sua cidade.
O medidor da concessionária faz um balanço entre os kWh que sua casa consumiu e gerou durante 1 mês. Assim, é possível “abater” o seu gasto.
Além disso, nos meses que seu sistema gerar mais eletricidade, ele ganha “horas” de uso. Essas horas visam compensar o consumo extra no período mais frio e com menos luz solar no ano. Assim, sua conta de luz nunca ultrapassa a taxa mínima.
Assim, caso você compre um carro elétrico, é possível utilizar a energia do seu sistema solar para fazer a recarga. Além disso, essa energia pode ser utilizada no uso dos aparelhos convencionais, como motores de uma indústria, geladeira, TV e todos os outros elétricos de sua empresa ou residência.
Quer entender mais sobre Energia Solar? Baixe nosso e-book ou entre em contato com nossos consultores.
Leia mais:
Como a greve dos caminhoneiros reflete a urgência de energias renováveis
Com aumento de tarifas, energia solar possibilita alternativas aos mineiros
Por que é preciso rever hábitos de consumo?