Tire suas dúvidas sobre a Manutenção do Sistema de Medição
Para usinas geradoras de energia, o serviço de Manutenção do Sistema de Medição para Faturamento (SMF) é uma etapa fundamental. O serviço precisa ser realizado para o pleno funcionamento dos equipamentos e operações da Usina.
Como o nome sugere, a manutenção está diretamente ligada com a conservação e fiscalização de elementos de produtividade, podendo ser aplicada em diversas situações.
Nas usinas produtoras de energia existem muitos procedimentos, máquinas e operações a serem realizadas para que a comercialização de energia possa, de fato, acontecer. Nesse texto, você encontrará informações para tirar todas as suas dúvidas sobre o serviço de Manutenção do Sistema de Medição para Faturamento.
Por que é preciso fazer a manutenção do SMF em Usinas?
Em qualquer segmento de mercado, serviços de manutenção são feitos para atuar no gerenciamento de riscos e também para corrigir eventuais falhas ou desgastes. Quando tratamos especificamente de Usinas produtoras de energia, ações de manutenção são estratégicas.
No caso do Sistema de Medição para Faturamento (SMF) – responsável pelo registro das operações energéticas de uma Usina – a manutenção é também obrigatória, sendo divididas em ações preventivas e corretivas.
Como acontece a manutenção do sistema de medição?
Para que o Sistema de Medição para Faturamento (SMF) seja eficaz em sua operação é preciso que sejam realizadas manutenções preventivas e, quando necessário, manutenções corretivas pelos agentes envolvidos. Por isso, de acordo com a resolução normativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) 756/2016, o Agente passa a ter a responsabilidade de:
1 – Desenvolver um plano anual de manutenções preventivas (com cronograma) e submetê-lo ao agente conectado (concessionária local).
2- Realizar uma manutenção preventiva a cada dois anos e calibração dos medidores a cada cinco anos.
[rock-convert-pdf id=”1135″]
Como distinguir a manutenção preventiva da corretiva?