Como a cultura organizacional pode transformar sua empresa?
O conceito de cultura organizacional pode ser entendido como um conjunto de práticas, valores e ações que são comuns e cotidianas em uma organização.
Por isso, a cultura da empresa está intimamente ligada com sua condução e seus objetivos. Dessa forma, descobrir como identificar e trabalhar a cultura organizacional da sua empresa pode fazer diferença na qualidade e velocidade dos seus resultados. Mas por onde começar?
Nesse texto, apresentaremos a você como a Arion tem construído a sua cultura de inovação no dia a dia, envolvendo toda a equipe em diretrizes que orientam o comportamento, nossa comunicação interna, e nosso ambiente de trabalho como um todo. Apesar de sabemos que o trabalho da cultura organizacional é um projeto de longo prazo, entendemos que inovação nas empresas começa em cada ação do cotidiano.
Entendendo a inovação do conceito de cultura organizacional
Para autores como Edgar Schein, professor da MIT Sloan School of Management e um dos principais precursores da definição de cultura organizacional, compreender os elementos culturais inseridos nas organizações pode significar mais motivação e felicidade para os colaboradores.
Isso porque, há um tempo atrás, os objetivos e as estratégias eram vistos com olhares puramente técnicos, distanciados dos estudos das humanidades e também da cultura empresarial. Como resultado, os objetivos da empresa andavam para um lado, e as práticas para outro.
Portanto, a priorização da cultura organizacional veio para revolucionar a dinâmica das organizações. Por isso, ela deve estar cada vez mais integrada com todos os valores da empresa.
Além disso, precisa também incluir aqueles comportamentos e qualidades que a organização não abre mão para chegar onde deseja. É dessa forma que uma cultura sólida e orgânica vai sendo desenvolvida dentro da empresa, e todos os colaboradores tornam-se seus guardiões.
Os primeiros passos para construir uma forte cultura organizacional
Se a cultura organizacional de uma empresa é vivida por todos, é justo que também seja pensada por todos. Na realidade, essa pode ser uma grande diferença entre uma cultura que ficará presa no papel e aquela que será vivenciada pelos colaboradores. Por isso, no momento de construir essa cultura, colaboração e trabalho em equipe são palavras-chave.
1. Uma cultura organizacional forte é pensada e vivida por todos
Aqui na Arion, essa etapa foi acompanhada pela equipe do IEEP, especialistas em metodologias inovadoras e de cultura ágil. Com esse apoio, foram realizadas pesquisas online sobre diversos aspectos da empresa, desde os comportamentos aos resultados. A partir desse primeiro passo, realizamos rodadas de imersão em nossas práticas com todos os colaboradores da Arion (sem nenhuma exceção).
2. Pensar, discutir e documentar são parte fundamentais do processo
Todas as pesquisas, reuniões e ideias sobre o nosso código de cultura, que incluem os nossos objetivos para o futuro seriam perdidas caso não houvesse um rigoroso trabalho de documentação e reflexão em cima do que foi conversado.
Portanto, caso esteja planejando iniciar esse processo na sua empresa, esteja preparado para reter todo esse conhecimento.
Em nossa empresa, decidimos materializar nossas práticas e objetivos no que chamamos de #JeitoArion. É esse documento que reúne todas as nossas características e elementos da nossa cultura e deve ser sempre consultado pelos colaboradores.
3. Cuide da disseminação da sua cultura organizacional
Depois de todo o processo de construção da cultura organizacional, é hora de fazer toda essa informação circular para que seja verdadeiramente incorporada. No entanto, é importante considerar que não se trata de regras, e imposições a serem decoradas. Na realidade, é exatamente o oposto. O segredo é encontrar ações leves e orgânicas que possam preencher o dia a dia dessa cultura.
Para fixar os conceitos que fazem parte do #JeitoArion, preparamos uma surpresa para os colaboradores, incluindo uma nova camisa, blocos de anotação e adesivos com mensagens significativas e cheias de afeto entre a equipe.
Conheça o #JeitoArion consolidado em nosso código de cultura
Seguindo todos esses passos, chegamos a um resultado sólido e que reúne todas as características presentes em nosso #JeitoArion, ou seja, em nossa cultura. Por isso, uma das partes que integram nosso código de cultura são os valores que não abrimos mão, e também funcionam como bases que sustentam o nosso crescimento. São eles:
CLIENTES ENCANTADOS: não queremos clientes meramente satisfeitos. Queremos clientes verdadeiramente encantados.
PESSOAS EMPODERADAS: Para entregar o melhor para o nosso cliente, precisamos cada vez mais de pessoas empoderadas e capazes de tomar decisões em nossa equipe.
RELACIONAMENTOS: Precisamos nos conectar sempre com o time e valorizar aquilo que fazemos de melhor: o nosso relacionamento e parceria internos.
SEGURANÇA NO QUE FAZEMOS: Nada que planejamos adiantaria sem uma de nossas fontes essenciais: a segurança no que fazemos e entregamos.
RESULTADO: Aproveitamos o melhor do nosso time para que sejamos sempre uma empresa de resultados.
INOVAÇÃO: Utilizamos da nossa missão e da vontade de fazer diferente para transformar continuamente e trazer
Confira no link abaixo o vídeo que reúne cada um desses valores:
No entanto, sabemos que o trabalho de disseminação e consolidação não pode parar. Por isso, convidamos você a acompanhar toda a transformação que vem se desenrolando em nossa empresa através das nossas redes sociais.
Pois além da participação de todos os colaboradores, é fundamental que nossos parceiros e clientes sintam-se cada vez mais próximos dessa cultura e do #JeitoArion. É ele que nos permite entregar sempre os melhores resultados quando o objetivo é olhar a energia por uma perspectiva inteligente.
Quer saber mais sobre essa iniciativa? Mande uma mensagem pra gente.
Leia mais: