O retorno do investimento na energia solar
A instalação de um sistema de geração de energia solar deve ser encarada como um investimento. A medida que a sua utilização gera desconto na conta de energia, ele se paga com o passar do tempo. E ainda promove economia.
O tempo de payback (retorno) tem diminuído. Não só pela ampliação das possibilidades de financiamento e incentivos governamentais. Como também pela evolução e o barateamento da tecnologia.
O ROI
Do inglês, “Return on Investment”, ou retorno sobre investimento, é uma métrica útil para descobrir a viabilidade de um sistema. Com ela, você pode medir os rendimentos com base na quantia financeira investida. De maneira prática, cada um pode saber o que ganhou ou perdeu de acordo com o que aplicou.
Assim, é possível avaliar como a relação investimento/economia com Energia Solar contribuiu para os resultados de sua empresa ou residência. Também o prazo deste retorno financeiro.
Em 2015 uma pesquisa divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo, apontava que a energia solar era um investimento que compensava em 23 estados do país. Inclusive a geração em casas e pequenos comércios.
[rock-convert-pdf id=”206″]
Para calcular o tempo de retorno precisemos levar em consideração variados aspectos. Como tamanho do sistema a ser instalado, enquadramento tarifário, capacidade energética e impostos cobrados. o retorno financeiro na fatura de energia pode ser comparado a diversas outras formas de aplicações seguras, como a poupança.
Um ponto que cabe a nós ressaltar é que o proprietário de um sistema de geração de energia solar pode começar a sentir a diferença no bolso logo no primeiro mês. A partir da instalação, os painéis já fornecem energia para casas e empresas que, instantaneamente, começam a depender menos da rede de distribuição à qual são ligadas, reduzindo o consumo e as surpresas quando a conta de energia chega.
Para conhecer empresas que já usufruem do benefício, preparamos um material com todos os detalhes de investimento e dos benefícios da tecnologia. Conheça: