Como reduzir gastos com energia na minha empresa? Confira 5 dicas simples
Independente do tipo de produção, a pergunta presente em todas em empresas de diferentes segmentos é: como reduzir gastos com energia? Presente em basicamente 99% dos processos produtivos das empresas, encontrar formas de economizá-la quer dizer colaborar para uma uma rede que beneficia desde o seu bolso até o meio ambiente. Afinal, energia economizada é igual a novos recursos de investimento. Conheça 5 dicas para conseguir resultados a partir de hoje:
1) Faça uma vistoria em seus equipamentos
Pode parecer uma ação simples, mas estar atento ao consumo dos seus equipamentos pode representar uma economia expressiva. Uma dica importante é dar atenção ao padrão de tomadas utilizado para cada tipo de aparelho (principalmente se forem de alto consumo, como máquinas de médio a grande porte). Caso haja algum erro nessas instalações os aparelhos podem estar consumindo energia e ainda, sendo de alguma forma danificados.
Além disso, procure sempre a instalação de equipamentos mais econômicos, como lâmpadas de LED e sensores de iluminação, dessa forma, diminuímos o risco de desperdício.
2) Aproveite os espaços
Um bom planejamento espacial pode te ajudar a descobrir como reduzir gastos com energia. Por exemplo, se na sua empresa a sala mais arejada e fresca é usada apenas para guardar materiais inutilizados, você pode estar perdendo formas de economia. Aproveite os espaços maiores e mais arejados para concentrar a maior parte da equipe o uma parte da produção, assim, seu gasto com ventiladores e ar condicionado será menor.
3) Dissemine a educação energética
Instruir seus colaboradores para um uso racional da energia é uma ação fundamental para uma economia duradoura na sua empresa. Isso se agrava ainda mais se você possui um tipo de negócio como comércio, padaria, açougue, clínicas e farmácias, em que são necessários equipamentos grandes consumidores de energia. O ideal é que você comece um trabalho de mapeamento de hábitos. Em quais momentos acontecem picos de consumo? Existem aparelhos que estão sendo ligados sem necessidade? Quantos refrigeradores são necessários para armazenar seu estoque? Observe, planeje, organize e direcione. Quando as práticas estiverem mapeadas é possível traçar ações corretivas, propondo um plano de ação que oriente como os funcionários devem lidar com a energia.
4) Orientação visual
Invista nos avisos! Uma dica interessante na busca por como reduzir gastos com energia é espalhar lembretes pela empresa, nos principais aparelhos consumidores. Muitas vezes, aparelhos como computadores, televisores e impressoras são esquecidos ligados e podem representar um grande desperdício no fim do mês. Muitos aparelhos que ficam no modo stand by podem gastar até 80% da energia como se estivessem ligados. Por isso, as placas e etiquetas funcionam como lembrete de como proceder com sua utilização. Utilizar etiquetas coloridas para cada equipamento pode ser uma boa solução.
5) Geração de energia solar fotovoltaica
Já parou pra pensar por que não gerar sua própria energia? Ao invés de atrelar seu consumo a energia fornecida pela distribuidora, é possível e extremamente vantajoso que você considere investir em sua própria geração.
A geração de energia solar é instalável em praticamente todos os territórios. Além disso, os investidores não pagam ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e prestação de Serviços) nem a TUSD (Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição) sobre a energia gerada. Você também vai se livrar das bandeiras tarifárias, garantindo mais estabilidade no seu custo. A Distribuidora cobra apenas o chamado “custo de disponibilidade”, que para os clientes de baixa tensão, varia entre 30, 50 ou 100 kWh, no caso do cliente ser mono, bi ou trifásico, respectivamente. Nos clientes de Alta Tensão, este mínimo cobrado pela Distribuidora é o valor da demanda contratada.
A geração de energia solar fotovoltaica pode possibilitar uma redução de até 99% da sua conta de luz! Saiba como a energia solar ajudou empresa de Juiz de Fora a economizar.
Quer conhecer mais sobre a geração solar ou deseja tirar alguma dúvida sobre o conteúdo? Entre em contato com a gente.
Leia mais: