Fontes Alternativas de Energia
Fontes Alternativas de Energia são aquelas que apresentam uma possibilidade diferente das fontes tradicionais. Elas são renováveis, ou seja, vêm de recursos que são reabastecidos de forma natural, como o sol (Energia Solar) e o vento (Energia Eólica).
Dentre suas características está não só o fato de serem pouco ou zero poluentes bem como o índice de agressão ambiental baixo quando comparadas às fontes tradicionais. Saiba mais sobre as vantagens e desvantagens das energias alternativas clicando aqui.
Utilizar uma ou mais dessas fontes pode reduzir seus custos. Ainda que a demanda energética de sua empresa exceda o fornecimento, elas podem atenuar o consumo na fonte principal. Conheça as Fontes Alternativas de Energia mais usadas em nosso país:
Fontes de Energias Alternativas
Energia solar: é a produção de energia proveniente do calor ou da luz do sol. Ou seja, realizado pela absorção da energia do sol por coletores instalados no local (conhecidos como painéis solares). Assim sendo, existem dois sistemas: o heliotérmico e o fotovoltaico. No primeiro, a irradiação é convertida primeiro em energia térmica para, depois, se transformar em energia elétrica. Em contrapartida, no segundo, essa transformação ocorre diretamente através da conversão direta da luz em eletricidade, se aproveitando do efeito fotovoltaico.
Energia eólica: é a produção de energia a partir da força do vento. O vento gira hélices gigantes (aerogeradores), conectadas a um gerador que produz eletricidade. Certamente é umas das fontes alternativas mais limpas, ou seja, não gera poluição e não agride o meio ambiente.
Biomassa: Utiliza substâncias de origem orgânica, que ao entrarem em combustão geram gases que são convertidos em energia elétrica. Além de gerar baixas quantidades de poluentes, é renovável. Portanto, sua utilização colabora para a redução do efeito estufa e do aquecimento global.
Cogeração: de acordo com o Instituto Nacional de Eficiência Energética, é a reutilização do calor produzido na geração elétrica no processo produtivo. Além da economia, a cogeração aumenta a eficiência das empresas, aproveitando melhor o potencial energético da indústria.
Hidráulica: as usinas hidroelétricas de menor porte são denominadas CGH (Central de Geração hidroelétrica) e PCH (Pequena Central Hidroelétrica). Estes empreendimentos geram baixo impacto ambiental e são considerados fontes renováveis.
[rock-convert-pdf id=”79″]
As fontes de energia alternativas podem reduzir os custos de energia em sua empresa. Temos um material gratuito explicando como reduzir os custos com energia em sua empresa. Clique na imagem abaixo para acessar o material: