Por que é necessário adequar meu Sistema de Medição para Faturamento?
Se sua empresa procura liberdade para negociar seu fornecimento de energia, provavelmente você já conhece o Ambiente de Contratação Livre ou Mercado Livre de Energia. Por isso, se você está na etapa de migração é preciso que esteja atento às especificações técnicas exigidas. Neste texto, você vai entender porque é necessário adequar o Sistema de Medição para Faturamento (SMF). Para saber tudo sobre o serviço em 8 passos, clique aqui.
Você sabe o que é o sistema de medição para faturamento?
Já parou para pensar como a sua distribuidora mede a energia gasta na sua empresa? Todo mês é feita a leitura do medidor de energia para saber qual o consumo em kWh. Assim, o valor do consumo é calculado somando as potências de todos os equipamentos em kW pela quantidade de horas por dia que utilizamos durante o período de leitura da concessionária.
No Mercado Livre, este sistema de medição de energia precisa de alguns ajustes. Como você não está mais tendo a energia fornecida pela distribuidora que atua em sua região, é preciso que algumas especificações técnicas sejam feitas para que o registro do seu consumo esteja dentro dos padrões estabelecidos pelos agentes reguladores, como a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, e assim, seu consumo seja registrado.
A Adequação do Sistema de Medição para Faturamento
No serviço de Adequação do Sistema de Medição para Faturamento é preciso seguir o padrão exigido pela distribuidora específica e realizar todas as adequações de acordo com o escopo determinado por ela. Apesar de existirem normas gerais, cada distribuidora possui também suas normas próprias. Com a aprovação do projeto pela mesma, o material necessário para a adequação em campo é adquirido e a montagem dos equipamentos e a instalação dos mesmos são realizadas. Nesse processo operacional, a distribuidora realiza o acompanhamento e verifica se tudo está acontecendo dentro de seus padrões.
Alguns pontos críticos podem gerar dor de cabeça para o cliente caso não sejam tratados com responsabilidade e conhecimento. A principal medida é contratar uma empresa que conta com uma equipe com grande conhecimento técnico e muita experiência. Veja abaixo quais são as etapas do processo:
Quais são as etapas do processo?
Solicitação do Parecer de Localização junto à CCEE;
Elaboração e encaminhamento do projeto ao órgão responsável;
Adequação/implantação do SMF;
Estabelecimento do canal de comunicação dos medidores com a CCEE;
Encaminhamento do Relatório de Comissionamento ao órgão responsável;
Solicitação de cadastramento do Ponto de Medição;
Início do processo de coleta.
Como a a Arion atua no serviço de Adequação do Sistema de Medição?
Com mais de 300 adequações já realizadas e concluídas com sucesso em todas as regiões do Brasil, nossa equipe é preparada para atender todas as necessidades do cliente relacionadas à Adequação do Sistema de Medição para Faturamento. Ou seja, todos os passos e normas que os clientes devem realizar e comprovar, são realizados com segurança pela Arion.
Com mais de 300 Adequações realizadas em todas as cinco regiões do Brasil, a Arion é empresa referência do segmento. Por isso, atendendo empresas como o Carrefour, Gol, Lojas Marisa, a Oi, entre outras. Ao final deste post, você poderá ter acesso ao conteúdo em que contamos alguns de nossos cases de sucesso em Adequação do SMF. Leia:
Estes conteúdos podem ser interessantes para você:
https://energiaarion.com.br/blog/adequacao-do-sistema-de-medicao/
https://energiaarion.com.br/blog/adequacao-do-smf-conheca-o-case-da-oi/