Blog

A compra de energia no Mercado Livre em 8 passos

O Ambiente de Contratação Livre (ACL), popularmente conhecido como Mercado Livre de Energia, apresenta uma série de vantagens a seus consumidores, como a possibilidade da escolha do fornecedor da energia, além de mais flexibilidade nos contratos que garantem a negociação. Mas você sabe de fato como acontece a compra da energia?

Conduzida por profissionais do mercado energético, o serviço de representação no Mercado Livre atua também na avaliação dos momentos de compra de energia e na condução dessa negociação perante aos órgãos reguladores. Pensando em esclarecer as etapas que essas equipes passam

1 – Levantamento da necessidade de energia

Quem está imerso no universo do Mercado Livre de energia sabe que, na realidade, a etapa do levantamento da necessidade de energia antecede qualquer tipo de negociação. Isso acontece porque é por meio desse levantamento que toda a estratégia de gestão desses recursos energéticos pode ser construída, assim, é preciso ter um conhecimento aprofundado sobre as necessidades de gastos da organização para que os seus representantes no Mercado Livre possam indicar as melhores oportunidades de compra e um gerenciamento efetivo como um todo.

2 – Indicativo do levantamento: o momento da compra de energia

Então, por meio dos relatórios que identificam todas as necessidades e comportamentos de consumo do cliente, a equipe de Representação no ACL é capaz de identificar o momento em que a compra de energia deve ser realizada. É claro que por trás desse indicativo, existe todo um trabalho de estudo de mercado que acompanha os melhores momentos, preços e condições contratuais que garantem a certeza do momento de compra de energia.

3- Contato com os agentes comercializadores de energia

Diferente do mercado cativo, no Mercado Livre de Energia, os consumidores podem optar de quem comprarão a energia. Isso significa que ele pode observar as ofertas disponíveis no mercado e decidir por comprar diretamente com os agentes geradores, ou ainda, com as comercializadoras, que atuam no processo de compra e venda de energia. Assim, nessa etapa de pesquisa de condições de compra, preço, acontecem telefonemas, trocas de e-mails e mensagens que possibilitem a negociação da energia que se deseja comprar.

4- Apresentação das propostas para os clientes

Depois da etapa de levantamento das oportunidades de negociação no Mercado Livre de energia, a equipe de representação no ACL passa todos os preços e cotações (e as propostas de forma geral) para o cliente. Nessa etapa, avaliam os requisitos da proposta que vão muito além do preço, mas estão também ligados à flexibilidade do pagamento, às necessidades de apresentação de garantia, entre outras.

5 – Tomada de decisão do cliente

É importante deixar claro que, apesar da equipe de representação apresentar todas as melhores oportunidades para a garantia de energia, essa negociação é sempre conduzida com a participação do cliente. Ou seja, não há como nenhum contrato ser oficialmente firmado sem que o cliente esteja de acordo com a negociação proposta.

6 – Fechamento de proposta

Assim que o cliente decide fechar uma proposta de compra de energia, é iniciada a etapa legal e de oficialização dessa negociação. Assim, todos os documentos são encaminhados para a comercializadora respeitando os respectivos prazos, afinal, no Mercado Livre de Energia, os preços não costumam se manter os mesmos por muito tempo.

7 – Verificação de cláusulas e conformidade com a proposta

Nessa etapa são feitos determinados ajustes contratuais para que ambas as partes estejam cientes sobre todas as especificidades do contrato e também se todas as informações estão de acordo com a proposta. A equipe responsável pela representação faz essa verificação e dá andamento a negociação.

mercado-livre-de-energia (2)

8 – A compra da energia é concluída

Para quem já conhece o processo de negociação no Mercado Livre, sabe que existem órgãos reguladores acompanhando todas essas transações. No caso dessas negociações de comercialização, tudo é registrado na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, mais especificamente no portal cliqCCEE (sistema de contabilização e liquidação do mercado brasileiro de energia elétrica). Assim, quem vende energia entra na plataforma criando o contrato, e a parte que compra o valida, dando depois o andamento para a conclusão da compra até que o fornecimento esteja acordado.

Quer saber mais sobre o Mercado Livre de Energia? Conheça nosso e-book com tudo o que você precisa saber sobre este mercado.

Leia mais: