Blog

Eficiência Energética: o que é e qual sua importância?

Você conhece o conceito de eficiência energética? À primeira vista, ela pode parecer apenas um nome para a utilização racional dos recursos energéticos. No entanto, se bem trabalhada, pode ser muito mais que isso. Eficiência energética tem a ver, sim, com um uso racional da energia, mas também está associada  a novas oportunidades, mais produtividade e um acompanhamento constante e inteligente.

Um exemplo muito comum ao falarmos de ações de otimização de energia ou eficiência energética, é a troca de lâmpadas. Geralmente, essas ações visam uma análise da performance desses objetos comparados ao seu preço e funcionamento, assim, podem ser substituídas pelas mais econômicas, como as de LED. Esse é um tipo de análise importante, pois pode significar uma redução nos gastos com a energia além de garantir uma melhor performance.

A troca de equipamentos ou eletrodomésticos para produtos mais eficientes e mais novos também segue a mesma lógica das lâmpadas. A troca visa uma melhor utilização desses equipamentos, ou seja, com uma performance igual ou superior, com menos gasto de energia e, consequentemente, menos gastos financeiros. No entanto, o conceito de eficiência energética não para por aí. Por isso, pensando em apresentar a você um panorama mais amplo, confira como trabalhamos o serviço de eficiência energética em nossa empresa.

A eficiência energética do Grupo Arion

Aqui no Grupo Arion, tratamos a eficiência energética por uma ótica que combina um gerenciamento inteligente, capaz de identificar novas oportunidades com os menores custos e esforços. Presente em uma das frentes de atuação do serviço de Gestão Energética, que pretende ampliar as oportunidades da atuação no Mercado Livre de Energia, as ações podem estar nos pequenos detalhes, mas é preciso contar com uma atuação minuciosa que faça a diferença no modo como obtém e interpreta as informações.

Dentre as ações envolvidas neste serviço, podemos considerar desde tarefas simples, mas importantes, como medidas de conscientização do uso de energia, até ações mais elaboradas, como reenquadramento tarifário, análise de consumo e ambiente, luminância, rendimento, temperatura e substituições de equipamentos. Aqui no Grupo Arion, nossa eficiência trabalha com:

Mensuração e acompanhamento de indicadores de consumo: Com esses relatórios é possível, por exemplo, saber por quanto tempo uma unidade consumidora ficou sem energia elétrica. Além disso, permite a garantia de qualidade e os níveis de tensão exigidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Verificação e ajuste de Luminância: também por meio de uma visita técnica, que faz toda a diferença na execução do projeto, fazemos a verificação dos tipos de lâmpada e quantidade de luz disposta nos ambientes, afim de equilibrar os gastos energéticos. Também é necessária uma verificação das normas vigentes, e apresentação de soluções.

Medição precisa do rendimento: por meio de uma visita técnica com o objetivo de fazer o levantamento das principais cargas, do processo produtivo e os modos de utilização da energia, nosso trabalho é feito de perto, com todo o cuidado que uma avaliação desse porte demanda. Assim, realizamos a medição em pontos estratégicos, visando segregar o consumo de energia por setor de produção. Além disso, implementamos os projetos e ajustes de eficiência com todo o monitoramento de resultados e avaliação de condições.

Medição e ajustes de Temperatura: Com a realização de medições termográficas em equipamentos e painéis elétricos, buscamos verificar a presença de pontos quentes que podem estar contribuindo no aumento de perdas e problemas nas instalações elétrica. Além disso, será emitido relatório termográfico, com as faixas de temperatura ideais para cada equipamento e painel. Assim, possíveis problemas serão apontados e as ações necessárias para correção, tomadas.

Agora que você aprendeu mais sobre a eficiência energética, deve estar pensando em outras alternativas para ajudar no controle de seus gastos com energia. Por isso, desenvolvemos uma planilha para ajudar clientes tanto empresariais quanto residenciais a gerirem melhor seus gastos. Confira:


Leia mais: