Blog

Oito curiosidades sobre a Energia Solar

Energia solar se refere à energia originada da irradiação do Sol. Ela é utilizada por meio de tecnologias que estão sempre evoluindo, como o aquecimento solar, a energia heliotérmica, a solar fotovoltaica, a arquitetura solar e a fotossíntese artificial.

Confira uma lista com oito curiosidades sobre energia solar. Além de ser usada como fonte de calor, ela tem histórias que mudaram o mundo. Por isso, cada vez mais ela é a solução escolhida por clientes empresariais e residenciais.

1. A primeira célula solar

A primeira célula solar foi criada em 1833, por Charles Fritts, feita de selênio em uma base de ouro. No entanto, ela possuía apenas 1% de eficiência, porque o selênio não conduz eletricidade muito bem. Além disso, o material não era forte o suficiente para produzir energia útil. No entanto, esse foi um grande passo para os avanços seguintes.

Já a primeira célula solar comercialmente viável foi concebida em 1954 pelo laboratório Bell, nos Estados Unidos. Foi o início do painel solar atual. Essa célula usou o silício, produzindo mais energia do que qualquer célula feita até o momento, e tinha 6% de eficiência.

2 – Energia solar e Einstein

Em 1921, Albert Einstein ganhou o prêmio Nobel por experimentações com energia solar e  efeito fotoelétrico. Naquela época, a comunidade científica estava descrente sobre a viabilidade e a validade da nova teoria.

3 – Efeito fotovoltaico

O efeito fotovoltaico é o processo físico pelo qual uma célula fotovoltaica converte luz solar em eletricidade. Ou seja, a criação de uma corrente elétrica correspondente em um material, após a sua exposição à luz. Ele foi descoberto em 1839, e o fato é creditado ao físico francês Alexandre-Edmond Becquerel, que observou pela primeira vez o paramagnetismo do oxigênio líquido.

4 – Carro e barco solares

Em 1958, foi construído o primeiro carro solar pela International Rectifier Corporation, que produzia equipamentos elétricos.

Nele, mais de dez mil células solares individuais compunham o painel. Com isso, o modelo, que percorria curtas distâncias, foi apresentado à população em 1962. Atualmente, já é possível encontrar algumas iniciativas no mercado.

Já o primeiro barco solar foi construído na Inglaterra, em 1975. Em 1996, foi feita a primeira travessia do Oceano Pacífico em um catamarã, movido à energia solar.

5 – Energia limpa e renovável

A energia solar fotovoltaica é renovável. Portanto, sua fonte é reabastecida naturalmente e é um recurso ilimitado dentro do período de tempo de uso. Assim, ela produz 80% menos emissões de carbono ao longo de sua cadeia de produção, se comparada com os combustíveis fósseis.

6 – Painel

Os principais painéis utilizados hoje em dia são feitos de silício monocristalino ou policristalino. Os monocristalinos apresentam o silício em alto grau de pureza e são mais eficientes, mas requerem um investimento maior.

7 – Aumentando a geração de energia

A elevada temperatura ambiente diminui a eficiência dos painéis. Ou seja, a combinação da alta irradiação com temperaturas amenas aumenta a geração de energia.

8 – Células fotovoltaicas

As células fotovoltaicas não precisam de luz solar direta para que produzam energia elétrica. Por isso, é possível gerar um pouco de eletricidade em um dia nublado ou chuvoso.

A energia solar já existe há tempos e tem muitas especificidades. Depois de muitos avanços tecnológicos e investimentos, ela se tornou a fonte renovável que mais cresce no mundo. Para saber mais sobre as potências mundiais, modalidades de geração, estimativas de investimento e muitas outras informações entre em contato pelo nosso WhatsApp.

Leia mais:

Pai e filho compartilham benefícios da energia

Tudo que você precisa saber para gerar energia solar residencial

Por que a geração de energia elétrica deve ser uma prioridade para empresas?