Blog

Por que é preciso repensar hábitos e formas de consumo?

De acordo com a Organização das Nações Unidas, (ONU), a previsão é que em 2100 seremos mais de 11,2 bilhões de humanos vivendo na Terra. Você já parou pra pensar a quantidade de água, comida, energia e equipamentos de todos os tipos esse número envolve? Por isso, nossos hábitos de consumo atuais são peças centrais para entendermos como o mundo será daqui há alguns anos. Entenda as vantagens de gerar energia solar na sua casa

A proposta de um desenvolvimento sustentável é uma promessa que vem sendo discutida sistematicamente por líderes mundiais. Seja por meio de conferências, acordos e planos de governo. A grande questão é entender como proteger o planeta e seu ecossistema, garantindo recursos naturais para as próximas gerações. O desafio é fazer tudo isso sem frear o progresso tecnológico e o desenvolvimento de mais empresas e novos negócios.

Alternativas energéticas

Recurso importante para o mercado, a indústria e a vida nas cidades e no campo, a energia elétrica é um exemplo de como é preciso encarar nossos hábitos de consumo de uma forma global. Nosso país, que possui a maior parte de sua energia gerada em usinas hidrelétricas já procura alternativas que estimulem empresas e consumidores residenciais a investirem em energias renováveis. De acordo com a matéria publicada este ano pela Época Negócios, a era das hidrelétricas chegou ao fim, e a tendência é que o Brasil caminhe para projetos de energia limpa – como solar e eólica.

Oportunidades da Energia Solar

Para que você repense seu hábitos de consumo, porque não começar pela energia? Conheça alguns benefícios que a energia solar fotovoltaica pode trazer para você.

Economia na conta de luz: a geração solar fotovoltaica permite que você reduza em até 99% o valor de sua conta de luz.  Esse valor não chega a 100% pois as distribuidoras cobram um preço mínimo para os usuários estarem conectados à rede.

Investimento acessível: o preço dos equipamentos necessários e da instalação vem reduzindo. Embora variem de acordo com a localização, complexidade e tamanho do projeto, as formas de pagamento e financiamento têm tornado a instalação e a geração adequadas ao bolso de quem deseja contar com esse sistema.

Melhor investimento e rápido retorno: em um momento em que os juros estão baixos e os produtos bancários – como Poupança, CDBs – pagando pouco, investir o dinheiro na geração solar tem proporcionado o melhor rendimento para o seu dinheiro, disparadamente. Além disso, o tempo de retorno do investimento é baixo, em média de 3 a 5 anos. Quando pensamos que o sistema tem uma garantia de performance de 25 anos, estes números ficam ainda mais atraentes.

Um passo além

Outro fator responsável pelo aumento de modalidades de geração solar são as mudanças recentes na legislação. Além da geração no mesmo local de consumo e o autoconsumo remoto – que permite que a geração seja em um local diferente, dentro da mesma área de distribuição, e desde que o medidor de consumo e fornecimento esteja cadastrado no mesmo CPF ou CNPJ -, foram criadas duas novas modalidades: geração por condomínios e geração compartilhada.

No primeiro caso, os condôminos podem utilizar energia gerada em uma área em comum. No segundo, diversos usuários podem se unir, através de consórcio ou cooperativa, para compartilharem a energia gerada em uma usina. Isso pode acontecer mesmo que fisicamente distante, bastando estar na mesma Distribuidora de energia.

Pronto para repensar seus hábitos de consumo? Conte com a Solarion para garantir benefícios na economia de energia.

quero-reduzir-ate-99%-minha-conta-de-luz