Blog

Por que é preciso repensar hoje os nossos hábitos de consumo?

homem faz compras na mercearia

Hábitos de consumo são comportamentos diretamente ligados ao modo como compramos ou adquirimos um produto ou serviço. Por isso, ao observá-los, é possível identificar motivações, gatilhos e também o modo como entendemos nossas necessidades e, consequentemente, nossas compras.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a previsão é que em 2050 seremos mais de 9,7 bilhões de humanos vivendo na Terra. Assim, você já parou pra pensar a quantidade de água, comida, energia e equipamentos de todos os tipos esse número envolve?

Vixe! Então meus hábitos de consumo estão errados?

Em primeiro lugar é preciso considerar que os hábitos de consumo são muito diferentes a depender da cultura no qual ele foi criado. Afinal, cada vida é singular, e não quer dizer que as necessidades de consumo de determinado grupo vão se encaixar para você.

Por isso, não quer dizer que se você faz compras regularmente, seus hábitos de consumo estejam necessariamente errados. No entanto, aqui na Arion acreditamos que é importante estimular uma tomada de consciência desses hábitos de consumo. Em outras palavras, isso significa entender:

Porque estou comprando? Como este produto foi feito? Eu compactuo com este processo? Este produto é durável? Eu realmente preciso dele? Eu sei quais recursos ele utiliza? O seu descarte causará algum impacto na natureza? O que posso fazer para minimizá-lo?

Um outro ponto é que muitas vezes não temos a dimensão de quanta coisa é necessária para que tenhamos um produto em mãos. Dessa forma, podemos não pensar muito sobre comprar mais um par de tênis que usaremos pouco, mas por trás dele existe um alto gasto de energia! Certamente de água, a elétrica e também a energia do trabalho de alguém. Portanto, faz sentido deixar tanta energia acumulando poeira no guarda-roupas?

Além disso, vivemos em um país marcado por uma forte desigualdade social. Ou seja, o que é necessidade para uns, pode ser um tremendo luxo para outros. Um estudo publicado este ano pela Folha de São Paulo informa que  metade mais pobre da população vive com uma renda média de R$ 850 por mês. Os 5% mais pobres, ou cerca de 4,5 milhões de pessoas, recebem R$ 165, em média, por mês. Por isso, entender todo esse contexto também influencia no modo como encaramos nossas necessidades e hábitos de consumo.

Além disso, também é preciso lembrar que vivemos uma época em que quase tudo está conectado 24 horas. Nesse sentido, consumimos muito mais conteúdo, informação e é claro, energia elétrica, mesmo sem perceber. Por exemplo, no contexto atual em que muitos brasileiros tiveram suas rotinas alteradas por conta da pandemia da COVID-19, o consumo energético dentro de casa também aumentou, apesar das atividades nas indústrias ter diminuído. Por isso, pensar sobre o próprio consumo é importante para gerenciar melhor os próprios recursos.

Compreender os hábitos de consumo para um desenvolvimento sustentável

A proposta de um desenvolvimento sustentável é uma promessa discutida sistematicamente por alguns líderes mundiais há algum tempo. Seja por meio de conferências, acordos e planos de governo, existem países bastante mobilizados para reduzir os impactos na natureza, e promover alternativas para hábitos de consumo mais saudáveis para todos.

Nesse sentido, a grande questão é entender como proteger o planeta e seu ecossistema hoje, possibilitando ainda o desenvolvimento social e econômico garantindo recursos naturais para as próximas gerações. Por isso, o desafio é fazer tudo isso se encaixar com busca por um progresso tecnológico e o desenvolvimento de empresas e novos negócios.

Além das ações individuais, é preciso também estar atento à movimentação dos grandes grupos empresariais e das indústrias, que representam a maior fatia de consumo de recursos naturais do mundo. Hoje, já é possível acompanhar e apoiar pelas redes sociais que as empresas fazem em prol do meio ambiente e da sociedade.

Energias Renováveis: alternativas do presente

Recurso importante para o mercado, a indústria e a vida nas cidades e no campo, a energia elétrica é um exemplo central de como é preciso encarar nossos hábitos de consumo de uma forma global.

Nosso país, que possui a maior parte de sua energia gerada em usinas hidrelétricas já procura alternativas que estimulem empresas e consumidores residenciais a investirem em energias renováveis. De acordo com a matéria publicada pela Época Negócios, a era das hidrelétricas chegou ao fim, e a tendência é que o Brasil caminhe para projetos de energia limpa – como solar e eólica.

Energia Solar: integrando sustentabilidade e economia

Para que você repense seus hábitos de consumo, porque não começar pela energia? Conheça alguns benefícios que a energia solar fotovoltaica pode trazer para sua empresa ou seu condomínio.

Economia na conta de luz: a geração solar fotovoltaica permite que você reduza em até 99% o valor de sua conta de luz.  Esse valor não chega a 100% pois as distribuidoras cobram um preço mínimo para os usuários estarem conectados à rede.

Investimento acessível: o preço dos equipamentos necessários e da instalação estão cada vez mais acessíveis, contanto com alternativas como financiamentos. Aqui na Arion, você garante os benefícios da solar em até 120x. O valor do projeto varia acordo com a localização, complexidade e tamanho do projeto, mas certamente você encontrará a solução mais adequada a sua realidade.

Melhor investimento e rápido retorno: em um momento em que os juros estão baixos e os produtos bancários – como Poupança, CDBs – pagando pouco, investir o dinheiro na geração solar tem proporcionado o melhor rendimento para o seu dinheiro, disparadamente. Além disso, o tempo de retorno do investimento é baixo, em média de 3 a 5 anos. Quando pensamos que o sistema tem uma garantia de performance de 25 anos, estes números ficam ainda mais atraentes.

Um passo além: Geração sob Medida

Se você está pensando em mudar seus hábitos de consumo e entende que a Energia Solar é uma ótima opção para sua empresa, espere até descobrir que essa solução pode ser sua com zero investimento! A solução é uma inovação da Arion, chamada Geração sob Medida. Com ela, você pode ter até 20% de economia na conta de luz sem precisar gastar nada, e aproveita todos os benefícios de uma energia limpa e sustentável.

Pronto para repensar seus hábitos de consumo com uma energia limpa? Através do nosso Whatsapp, você pode contar com a Arion para garantir benefícios na economia de energia e para tirar outras dúvidas.

Leia mais: