Blog

Você conhece os potenciais da Telemetria na gestão do Mercado Livre?

Contar com uma boa gestão no Mercado Livre de Energia é o que almejam todas as empresas atuantes nesse ambiente. No entanto, na prática, muitos consumidores encontram dificuldades para avaliar essa gestão e, ainda, sentem-se um tanto distanciados das informações decisórias relacionadas a sua energia.

Assim, para alcançar bons resultados no Mercado Livre de Energia, um recurso tem chamado cada vez mais a atenção de empresas gestoras e também de seus clientes: a telemetria. Essa solução integra o que no Grupo Arion, chamamos de Gestão Energética.

Aqui no Grupo Arion, ao contar com o serviço de Gestão Energética, nossos clientes passam a enxergar sua energia e seus ganhos no Mercado Livre por uma nova perspectiva, uma vez que este serviço oferece mais eficiência na análise dos dados, mais independência, oportunidades e segurança.

Para garantir esses benefícios, sobretudo aqueles relacionados à eficiência e a independência, nossas ações estão diretamente relacionadas ao conceito da telemetria. Afinal, é com base no acompanhamento constante dos dados que é possível analisar e tomar as decisões assertivas.

Do que trata o conceito da telemetria?

A Telemetria é um sistema tecnológico de monitoramento, utilizado para comandar, medir ou rastrear alguma coisa a distância, através de comunicação sem fio (sinais de rádio ou satélite).

Como ele acontece na Gestão Energética do Grupo Arion?

Por meio da instalação de sistemas de tecnologia, trabalhamos, na Gestão Energética com a análise de informações de consumo pela coleta de dados de medição em tempo real. Essa ação permite a sua avaliação para posteriores decisões de otimização e uma consequente gestão eficiente dos recursos energéticos.

Os dados são apresentados graficamente ou ainda, exportados para planilhas. Dessa forma, a medição torna-se mais dinâmica, de mais fácil compreensão, facilitando o dia a dia de quem toma as decisões.

Todas essas informações em tempo real são fundamentais para que os gestores do Mercado Livre estejam seguros com relação as decisões que envolvem o consumo de energia em sua empresa, possibilitando maior assertividade e velocidade nas tomadas de decisões.

Na prática da Gestão Energética, dentro da telemetria, são disponibilizados os dados das seguintes grandezas:

• Demanda;

• Energia Ativa e Reativa;

• Tensão Elétrica;

• Corrente Elétrica.

Além disso, teremos a possibilidade da elaboração de alarmes para a indicação de eventos, tais como: ultrapassagem de demanda, variações de consumo, nível de tensão fora dos limites regulatórios, entre outros.

Quer saber mais detalhes de como economizar energia? Confira nosso e-book:

Leia mais: