Mercado Livre de Energia: grande economia com baixo investimento

O que é o mercado livre de energia

Mercado Livre de Energia: grande economia com baixo investimento

O Mercado Livre de Energia é uma alternativa para empresas que buscam maior economia e previsibilidade em suas despesas com energia elétrica. Também conhecido como Ambiente de Contratação Livre, oferece aos consumidores uma oportunidade para negociar condições comerciais de contratação de energia. Isso significa liberdade para escolher seu fornecedor. Você tem o controle de negociação sobre o prazo, a quantidade e o valor pago em contrato. Além disso, o consumidor não perderá vínculo com a distribuidora e continuará utilizando seu sistema de fornecimento de energia.

Vantagens do mercado livre de energia:

Possibilidade de tarifas mais baixas

Possibilidade de tarifas mais baixas: uma segunda vantagem do mercado livre de energia são os custos. Com a possibilidade de negociação individual de preços, prazos e quantidade de energia fornecida, os custos com energia podem ser diminuídos significativamente.

Ausência de bandeiras tarifárias

Ausência de bandeiras tarifárias: no Mercado Livre de Energia, uma vez que os contratos e preços são negociados anteriormente, as bandeiras tarifárias não são aplicadas. Dessa forma, é possível saber com antecedência o valor a ser cobrado.

Desconto na TUSD

Desconto na TUSD: a Tarifa de Uso dos Sistemas Elétricos de Distribuição é cobrada de todos os usuários de energia elétrica no Brasil. Com a utilização de energias alternativas, a empresa pode passar a receber 50%, 80% ou até 100% de desconto nesta tarifa.

Maior previsibilidade nos gastos

Maior previsibilidade nos gastos: a possibilidade de contratação de energia a longo prazo traz consigo a necessidade de saber antes quanto será gasto com energia em cada mês, garantindo um orçamento mais confiável e previsível.

Possibilidade de negociação

Possibilidade de negociação da energia não utilizada: caso o pacote contratado não seja totalmente consumido, há a possibilidade de venda da energia restante, evitando gastos desnecessários.

Economia com baixo investimento

Economia com baixo investimento: os investimentos para a troca dos equipamentos necessários são baixos, e o retorno econômico é rápido e eficaz.

Regulamentação e segurança

Regulamentação e segurança: o Mercado Livre de Energia é regulamentado por lei e normas da ANEEL e possui regras para o seu funcionamento, com garantia de legalidade e bom funcionamento.

Quem pode fazer parte do mercado livre de energia ?

A migração para o Mercado Livre de Energia está condicionada à demanda e à tensão contratadas. O consumidor que deseja passar para o Ambiente de Contratação Livre deve ter demanda contratada acima de 500kW ou ter o somatório das demandas das unidades com a mesma raiz de CNPJ atingindo este mínimo de 500kW e tensão mínima de 2,3kV (consumidores com mais de 3000kW de demanda contratada, cuja conexão seja anterior a julho de 1995, devem possuir tensão mínima de 69kV).

Quem pode fazer parte do mercado livre de energia ?

A Arion e a gestão de agente no mercado livre de energia

Fazemos toda a assessoria para o cliente, desde a migração até a gestão do agente no Mercado Livre de Energia. Uma assessoria completa que começa com o estudo de viabilidade, passa por todo o processo de migração e vai até a gestão no ACL. Assim, otimizamos os ganhos dos clientes no Ambiente de Contratação Livre para que você tenha zero dor de cabeça.

A Arion e a gestão de agente no mercado livre de energia

Diferenciais Arion para o mercado livre de energia:

Relacionamento com órgãos oficiais

Relacionamento com órgãos oficiais: experiência no contato com órgãos regulamentadores e distribuidoras de energia, o que agiliza o processo.

Independência

Independência: Com interesse exclusivo em oferecer aos clientes as melhores oportunidades do mercado, não ganhamos dinheiro comprando ou vendendo energia, garantindo realmente todos os benefícios possíveis e economias significativas para os nossos clientes.

Atendimento qualificado

Atendimento qualificado: ágil e eficiente. Disponibilizamos canais de comunicação direta com nossos profissionais para que você tenha o atendimento personalizado que merece.

Resultados concretos

Resultados concretos: na Arion, você encontra cases reais de sucesso. No que diz respeito à economia financeira, temos clientes com mais de 55% de redução na sua fatura de energia.

Para o processo de migração para o Mercado Livre de Energia,a ARION prestará os seguintes serviços:

• Avaliação do contrato de fornecimento vigente;
• Elaboração de Estudo de Viabilidade;
• Avaliação do montante de energia a ser comprado;
• Elaboração de processo para seleção de Agente de Comercializaçãoe apresentação das opções de preço e de Agentes de Comercialização;
• Implantação de todo o processo documental;
• Acompanhamento dos serviços técnicos de adequação.

Processo de migração

Após a conclusão do processo de migração para o Mercado Livre de Energia, a ARION prestará os seguintes serviços:

• Conferência e validação de contratos no CliqCCEE;

• Acompanhamento dos dados de medição dos ativos do cliente;

• Informação detalhada da contabilização mensal do nosso cliente na CCEE;

• Conferência, divulgação das obrigações financeiras do nosso cliente perante à CCEE e ao banco custodiante;

• Gestão comercial dos contratos de energia que vierem a ser estabelecidos (compras no curto e longo prazo, venda de excedentes e renovação contratual);

• Conferência das faturas de fornecimento de energia e de uso do sistema de distribuição, com vistas a acompanhar os descontos previstos na TUSD;

• Realização do contrato mensal de consumo e contratos do nosso cliente, monitorando oportunidades e riscos no curto prazo;

• Extração dos dados de medição de dez em dez dias no portal SCDE da CCEE e avaliação de possível exposição ao mercado de curto prazo pela comparação do consumido com o contratado;

• Envio de relatórios de consumo;

• Fornecimento de informações de mercado e regulação do setor elétrico, através de relatórios e de boletins informativos;

• Apoio em questões relativas à comercialização de energia junto à CCEE, à ANEEL e aos órgão correlatos, em questões relacionadas à comercialização de energia;

• Emissão de relatório mensais, comparativos entre os valores pagos no mercado livre e como seriam se estivessem no mercado cativo.

 

Descubra o tamanho da sua economia!

Quer saber mais do que a Arion pode fazer por você ?

Preencha o formúlario abaixo e faremos uma avaliação inicial sem custos para você.


O que dizem nossos clientes:

“A Arion atuou em todo o processo de migrarão para o ACL, desde a avaliação das opções comerciais de compra de energia, serviços técnicos de adequação das medições e continuam nas operações para atendimento às exigências mensais junto aos órgãos regulatórios do ACL.”

Fernando dos Santos – Grupo Bahamas

Chefe de Seção

“A Arion está nos prestando um excelente serviço de gestão no Mercado Livre de Energia, conseguindo uma redução significativa e constante. Em alguns meses, conseguimos um ganho de 100% e ainda lucramos com a venda de energia excedente. A nossa satisfação com a Arion se dá pelo serviço qualificado e essas oportunidades que nos apresentam.”

Cosme Vieira – Cerâmica Porto Velho

Proprietário

“A Arion prestou para nossa empresa, um serviço completo, que foi desde a avaliação da nossa necessidade de energia. Passando pela seleção da melhor opção de fornecedor, até a operação para atendimento das exigências mensais junto aos órgãos regulatórios do Ambiente de Contratação Livre. Isso nos deixa tranquilos, nos poupa trabalho e garante o resultado do projeto.”

Selma Reis – Liderkraft

Administração