Como é feita a comercialização de energia no MLE?
Com possibilidades de negociação mais flexíveis que garantem independência para a gestão de recursos energéticos, milhares de empresas operam no Mercado Livre de Energia. Mas como é feita a comercialização de energia neste ambiente? Entenda mais sobre o cenário da negociação e como o serviço de Gestão Energética da Arion pode ser um aliado para uma compra de energia mais produtiva.
1. A comercialização de energia envolve conhecimento de mercado
No processo de comercialização de energia, o momento de compra deve avaliar o melhor produto, prazos de fornecimento . Além disso, é preciso se atentar à flexibilidades contratuais e a confiabilidade do fornecedor. Para entender os detalhes e requisitos da atuação, recomendamos que confira o conteúdo Tudo sobre o Mercado Livre de Energia.
Nesse processo, a etapa de negociação e elaboração do contrato é uma etapa que requer conhecimento do setor elétrico como um todo. Isso se dá tanto nos aspectos comerciais quanto regulatórios.
Com isso, também é necessário comunicar à distribuidora local o encerramento do contrato de fornecimento de energia, e firmar contratos de uso e conexão ao sistema de medição.
2. Quem são os fornecedores de energia?
Os consumidores no Mercado Livre compram energia diretamente dos geradores ou comercializadores, através de contratos bilaterais com condições livremente negociadas, como preço e prazo, por exemplo.
Cada unidade consumidora paga uma fatura referente ao serviço de distribuição para a concessionária local. Assim, a energia adquirida chega na unidade por meio do sistema de rede elétrico já disponível. Além disso, cada unidade terá uma ou mais faturas referentes à compra da energia propriamente dita.
3. Como acontece a adesão à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica?
Ao se tornar um consumidor do Mercado Livre de Energia sua empresa precisa aderir à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Ela é o órgão responsável por gerenciar e regular as negociações do Ambiente de Contratação Livre (ACL).
Mas como se faz isso? De forma geral, é necessário encaminhar diversos documentos solicitados pela CCEE, realizar a abertura de uma conta corrente específica para as liquidações financeiras do mercado de energia e proceder com a adequação do sistema de medição de suas unidades consumidoras.
4. E a Gestão do Mercado Livre de Energia? Quem é o responsável?
Apesar da comercialização de energia ser mais autônoma no ACL, para garantir a segurança das partes negociantes, é exigido que o consumidor tenha contratos seguros.
Asim, isso significa montantes suficientes para atender o consumo de suas unidades. No entanto, caso isso não aconteça, o consumidor está sujeito à aplicação de penalidades pela CCEE.
Por isso, é preciso contar com um gerenciamento responsável, que entenda e monitore o consumo das unidades.
Além disso, é preciso avaliar os melhores momentos para a compra de energia (que tem relação com o entendimento e monitoramento de elementos como o PLD). Nesse sentido, é possível que eles sejam por meio de contratos de curto ou longo prazo.
5. Negociação independente: na Arion, seu resultado está em primeiro lugar
No centro das negociações de comercialização de energia no Mercado Livre, estão as comercializadoras. Em seu escopo de trabalho, indicam para o cliente o momento de fazer a compra de energia.
No entanto, por atuar tanto na compra quanto na venda de energia, essas empresas fazem uma leitura específica do mercado. Assim, na maioria das vezes, suas avaliações precisam atender as necessidades do cliente e também a sua dinâmica própria.
Nesse caso, isso pode significar que você conseguiu comprar a energia por um bom preço, mas não pelo menor preço possível.
Orientada por um escopo independente, como o da Arion, que direciona esforços de forma plena para os interesses do cliente, a gestora independente vai ao mercado buscar os melhores preços. Para entender outros detalhes da comercialização de energia no MLE, assista o bate-papo com nosso Diretor de Gestão Energética, Fernando J. Marques sobre como dominar o Mercado Livre.
É importante que você saiba que nossa estratégia não possui um interesse paralelo em lucrar com energia. Assim, abre-se uma verdadeira busca por fornecedores de energia, aumentando a concorrência e conseguindo o melhor preço possível.
Além disso, a Arion oferece outros serviços importantes para quem deseja dar um passo a mais na busca para melhor gerenciar a energia de sua empresa. Através de ações que realmente trazem retorno e resultados.
Assim, se você procura oportunidades de ganho no Mercado Livre de energia, com mais segurança e liberdade, conheça nosso serviço de Gestão Energética Premium.
Independente do segmento de empresa que você escolha para lhe representar, é preciso estar atento à legislação. Afinal, com as mudanças de mercado, só esse acompanhamento será capaz de garantir as melhores soluções.
A Gestão Energética da Arion
Para atender a necessidade de sua empresa, nosso serviço de Gestão Energética possui alternativas que reúnem o que há de mais moderno e eficiente no serviço de gestão.
Assim, nosso serviço remodela o conceito de representação, entregando na prática a integração entre resultado, performance e inteligência. Confira abaixo os detalhes e planos da Gestão Energética da Arion.
Para entender mais detalhes e contar com os benefícios da Gestão Energética da Arion, envie uma mensagem para nosso time.