Calibração de medidores em usinas: experiência no serviço pode evitar grandes prejuízos
Para quem conhece o universo das usinas geradoras de energia, sabe que as pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) ou centrais geradoras hidrelétricas (CGHs) são importantes fontes de energia elétrica. No entanto, o que nem sempre fica claro é como e quais são as operações necessárias para manter toda essa estrutura em funcionamento.
Central para as operações das usinas, o serviço de Manutenção do Sistema de Medição para Faturamento (SMF) precisa seguir uma série de requisitos técnicos amparados em normas regidas por agências como o Inmetro e a Aneel.
Em um dos pontos do serviço, está a etapa de calibração dos medidores, fundamental para que toda a movimentação energética esteja registrada dentro dos padrões regulamentados. E, para explicar os detalhes deste serviço, convidamos o Coordenador de Operações Técnicas da Arion, Cleoberto Wagner.
O que é o serviço de calibração de medidores?
A calibração de medidores é por vezes confundida com ajustes, mas calibração é um termo definido dentro do VIM (vocabulário internacional de metrologia) pelo Inmetro, e pode ser entendida como uma verificação. – Cleoberto Wagner | Coordenador de Operações Técnicas da Arion
No Brasil, o Inmetro é o órgão que tem portarias que regulamentam todo equipamento de medida, como balança, bomba combustível, hidrômetro, medidor de água, gás e, inclusive, medidor de energia. Nessas portarias, estão descritas as terminologias e também os ensaios a serem realizados.
Então, o que nós da Arion fazemos neste serviço (que faz parte do guarda-chuva de operações dentro do escopo da Manutenção do SMF) é verificar a calibração do medidor.
Uma forma de entender melhor essa questão é observar como cada grandeza possui um padrão, por exemplo: o metro tem um padrão, um watt tem padrão, um quilo é um padrão, e assim adiante. Então, no caso do medidor, que tem este padrão nacional, você precisa comparar ao padrão internacional.
Vamos pensar juntos: supondo que eu tenha um metro lá na Suíça, que é um padrão de metro específico. Assim, o padrão do metro aqui do Inmetro é comparado com o padrão da suíça, e esse erro relativo nessa medição é que chamamos de erro relativo de calibração. Então, a calibração pode ser entendida como uma comparação.
Por exemplo, uma pessoa poderia pensar “ah, então neste caso preciso ajustar o meu metro? meu modo de medição?” Não, claro que não. Até porque, o metro assim como outras grandezas físicas dependem muito de condições de ambiente, temperatura, que, na medida em que sofrem variações, podem diminuir, aumentar, etc. Então quanto mais preciso, mais próximo ao “zero”, ou mais próximo do “padrão”, mais calibrado está. Por isso é importante dizer que este serviço não tem relação com ajuste, e sim calibração.
Desafios da calibração: experiência garante serviços sem erros
Sendo um serviço bastante específico e de natureza técnica, os desafios da calibração de medidores envolvem o treinamento e formação de profissionais capacitados.
“Um técnico de calibração não se forma de uma hora pra outra. Por exemplo, em um curso de técnico eletricista não são formados técnicos de calibração. Eu, por exemplo, atuei por 8 anos na em uma das principais concessionárias do país, e no laboratório me capacitei como técnico de calibração e ajuste de medidores, e também aferição. Lá, iniciamos uma metodologia de calibração dos medidores em campo, pois naquela época a própria empresa contratava este serviço de outras empresas (como o próprio Inmetro). Hoje, aqui na Arion, buscamos multiplicar este conhecimento, formando e capacitando nossos profissionais para a realização do serviço. Assim, vamos nos preparando para o grande desafio que é a atualização dos medidores, para que a equipe esteja sempre capaz de calibrar o equipamento”, esclarece o coordenador.
Com isso, a Arion estabelece seu diferencial, fazendo da experiência prática adquirida na concessionária, no coração do laboratório de medição de energia, uma sólida diferença entre os concorrentes. Por isso, nossos clientes confiam que nossa execução será 100% eficaz.
Manutenção do SMF: entenda mais sobre o serviço
A manutenção do sistema de medição para faturamento (SMF) é regulada pela portaria 587 (também é do Inmetro). Em qualquer Usina produtora de energia, a manutenção é considerada estratégica, pois caso haja algum tipo de problema ou inoperância dos seus equipamentos, a consequência é a diminuição ou a paralisação da geração, resultando em perdas e redução do lucro, afetando clientes, funcionários e investidores. Nesse sentido, independente de qual seja sua fonte energética, algumas ações são exigidas pelos órgãos que regulam o mercado de energia no país.
Por isso, para que o Sistema de Medição para Faturamento (SMF) seja eficaz em sua operação, é preciso que sejam realizadas manutenções preventivas e, quando necessário, manutenções corretivas pelos agentes envolvidos.
Se você quer mais informações sobre o serviço, envie uma mensagem para nosso whatsapp e entenda tudo sobre a calibração.