Manutenção preventiva e corretiva – entenda a diferença
O termo manutenção preventiva significa, sobretudo, eliminação de riscos. Esses riscos, muitas vezes, estão associados à desperdícios, mau funcionamento ou a algum desgaste específico.
Por isso, quando tratamos especificamente de Usinas produtoras de energia, ações de manutenção em geral são estratégicas. Tire aqui todas as suas dúvidas sobre a Manutenção do sistema de Medição.
No caso do Sistema de Medição (SMF) – responsável pelo registro das operações energéticas de uma Usina – a manutenção é também obrigatória, sendo divididas em ações preventivas e corretivas.
Por isso, para que o Sistema de Medição para Faturamento (SMF) seja eficaz em sua operação, manutenções devem ser realizadas. Dessa forma, de acordo com a resolução normativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) 756/2016, o Agente passa a ter a responsabilidade de:
1 – Desenvolver um plano anual de manutenções preventivas (com cronograma) e submetê-lo ao agente conectado (concessionária local).
2- Realizar uma manutenção preventiva a cada dois anos e calibração dos medidores a cada cinco anos.
Como distinguir a manutenção preventiva da corretiva?
Manutenção Preventiva – tem como objetivo antever eventuais falhas no sistema de medição, mitigando falhas inesperadas e prezando para uma utilização plena e assertiva do equipamento, garantindo mais eficiência e conservação.
Manutenção Corretiva – tem o objetivo de corrigir falhas que já afetam o sistema de medição e provocam mal funcionamento ou inoperância do SMF.
Dessa forma, manutenções preventivas e corretivas são serviços conjuntos e complementares realizados por empresas especializadas. O serviço tem o objetivo de atender as normas e exigências feitas pelos órgãos reguladores de energia no país.
Benefícios da Manutenção Preventiva
Com a Manutenção Preventiva, riscos de eventuais perdas ou interrupção da produção são eliminados. Pois, quando um equipamento não recebe esse tipo de monitoramento, a conseqüência é a diminuição ou a paralisação da produção. Isso pode resultar em perdas e redução do lucro, afetando clientes, funcionários e investidores.
Realizando atendimentos à clientes nas quatro regiões do país, a Arion se destaca como referência no serviço de Manutenção do SMF. Baixe nosso e-book e descubra como trazer mais economia para sua empresa.
Calibração de medidores em usinas: experiência no serviço pode evitar grandes prejuízos
Arion cresce e integra um dos maiores grupos do setor de energia do Brasil