Blog

O que é e como funciona uma fazenda solar?

fazenda-solar-panoramica

Você não pensou errado! O termo “fazenda solar” traduz exatamente o significado desse tipo de modelo de geração de energia: trata-se de uma fazenda, onde há produção de energia solar. 

Funcionando em grandes áreas rurais, ou em locais mais afastados dos centros urbanos, onde não há outras construções, as placas solares são dispostas nesses grandes espaços com um objetivo: gerar energia. Assim, dependendo do tamanho da fazenda, a energia gerada é suficiente para abastecer pequenas cidades.

A popularização desse modelo de geração aconteceu na Europa, principalmente na Alemanha. Em resumo, vem do termo original em inglês “solar farms”.

Esse termo surgiu quando alguns fazendeiros começaram a “cultivar” energia solar em suas terras para revender as distribuidoras. De lá pra cá, esse modelo não mudou muito, mas alguns desafios surgiram e são específicos de cada território.

Como funcionam as fazendas solares no Brasil?

O Brasil possui diversas vantagens para a geração de energia solar. Grande parte delas tem relação com seu posicionamento geográfico e o tamanho de seu território. Dessa forma, com extensões continentais, são muitas áreas disponíveis para a instalação desse tipo de geração.

Assim, para a construção da fazenda solar, tudo começa com a escolha do local. Na maioria dos casos, são escolhidas áreas rurais afastadas dos centros urbanos.

Nelas, são instaladas as placas fotovoltaicas, gerando energia elétrica que é jogada para a rede pública de distribuição. Assim, ela registra essa produção e a transformando em créditos. Essa etapa que também acontece na geração própria de energia solar. 

Com essa geração funcionando, são feitas divisões de “lotes”, ou “cotas” de geração, que podem ser alugadas para clientes diversos. Assim como na geração própria, a distribuidora calcula a diferença entre o consumo e os créditos gerados. Assim, geram mais economia para os clientes no final do mês.

Geração sob Medida: benefícios além da economia

Alternativa para a redução dos custos com energia, muitos clientes começam a se interessar pela fazenda solar. Sobretudo os clientes empresariais, interessados em uma economia mais expressiva.

No entanto, é nessa fase que começam a se deparar com algumas dificuldades. Por exemplo, a falta de exclusividade e personalização dos lotes de geração. Bem como, a falta de confiança e acompanhamento das fazendas, que ficam bem distantes dos clientes. 

E é pensando nessas dificuldades que a Arion desenvolveu um modelo inovador, oferecendo aquilo que o cliente realmente busca: economia de forma simples, personalizada e confiável: o Geração sob Medida.

Diferente da fazenda solar, você terá uma usina solar construída especialmente para suas necessidades e sua empresa terá sua demanda de consumo atendida por uma energia limpa, sustentável, com mais independência e economia que a energia das Fazendas Solares.

Entenda o modelo

No Geração Sob Medida sua empresa não precisa se associar à outras através de Consórcios, requisito este exigido de quem adere ao modelo da Fazenda Solar.

Além disso, o modelo do Geração Sob Medida é feito em grandes telhados, mas que funcionam em centros urbanos e podem ser acompanhados pelos clientes.

Assim, toda a qualidade e segurança é garantida por um pré-contrato de 5 a 10 anos, que funciona num modelo de “aluguel” da usina geradora.

Para economizar até 20% da sua conta de luz com zero investimento, envie uma mensagem para nossa equipe e faremos uma análise de viabilidade para o seu caso gratuitamente.

Leia mais: