Manutenção do sistema de medição para faturamento: tudo sobre o serviço

  • Home
  • Blog
  • Blog
  • Manutenção do sistema de medição para faturamento: tudo sobre o serviço
eletricista calibrando um medidor

Manutenção do sistema de medição para faturamento: tudo sobre o serviço

Para administrar uma Usina geradora de energia elétrica, seja ela de fonte solar, hidrelétrica, eólica ou térmica, é necessário trabalhar a manutenção do sistema de medição para faturamento. Pois, para garantir uma gestão eficiente dessa estrutura, é preciso envolver ações técnicas e administrativas.

Por isso, muitos gestores interessados em compreender de forma mais ampla as obrigatoriedades e detalhes do funcionamento das Usinas, procuram munir-se de informações a respeito de procedimentos técnicos que envolvem a utilização da energia. Então, se você chegou a este texto para se informar e descobrir os detalhes para a realização do serviço de manutenção da sua usina, está no lugar certo! 🤩 

Panorama do serviço de manutenção do sistema de medição para faturamento

Cercada por normas e diretrizes regulatórias, a Manutenção do Sistema de Medição para Faturamento (SMF) adquire, atualmente, uma importância central na administração dos recursos energéticos das usinas, pois garante a correta medição da energia injetada no sistema, além de evitar danos nos equipamentos de medição. Fazer a manutenção preventiva é uma obrigação normativa das usinas e sua execução também deve ser vista como um excelente investimento para que as usinas tenham a produção e lucros que desejam. 

Graças a exigências da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) de produção de um plano anual de manutenções preventivas, o mercado já está habituado a incluir este serviço que auxilia na antecipação dos riscos e colaboram para processos mais assertivos, além de oferecer mais segurança no planejamento dos investimentos em energia. 

Neste texto, você vai conferir os pontos principais relacionado à manutenção do sistema de medição para faturamento, sua obrigatoriedade e finalidade. Assim, você garante as ferramentas para atuar em uma gestão cada vez mais consciente dos recursos energéticos. 

O que é a Manutenção do Sistema de Medição para Faturamento? 

Em qualquer Usina produtora de energia, a manutenção é considerada estratégica, pois caso haja algum tipo de problema ou inoperância dos seus equipamentos, a consequência é a diminuição ou a paralisação da geração, resultando em perdas e redução do lucro, afetando clientes, funcionários e investidores. Nesse sentido, independente de qual seja sua fonte energética, algumas ações são exigidas pelos órgãos que regulam o mercado de energia no país. 

Por isso, para que o Sistema de Medição para Faturamento (SMF) seja eficaz em sua operação, é preciso que sejam realizadas manutenções preventivas e, quando necessário, manutenções corretivas pelos agentes envolvidos.  Por isso, de acordo com a resolução normativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) 756/2016, o Agente passa a ter a responsabilidade de: 

  1. Desenvolver um plano anual de manutenções preventivas (com cronograma) e submetê-lo ao agente conectado (concessionária local) e à NOS. 
  1. Realizar uma manutenção preventiva a cada dois anos e calibração dos medidores a cada cinco anos. 

Como é feito o serviço de manutenção na prática? 

É comum que algumas pessoas associem, equivocadamente, a Manutenção do Sistema de Medição para Faturamento (SMF) apenas à calibração dos medidores. A Manutenção do Sistema de Medição pode se configurar em ações preventivas ou corretivas. Dentro daquelas que visam a prevenção de riscos e possíveis falhas, a mais conhecida pelos gestores de usinas é, de fato, a calibração dos medidores. No entanto, dentro do escopo geral da Manutenção do SMF, ações como verificação do sistema de aterramento, das instalações e equipamentos são realizadas, além da calibração do sistema de medição. 

Então, qual a diferença entre a manutenção preventiva e a manutenção corretiva? 

  • Manutenção preventiva 

Tem como objetivo antever eventuais problemas no sistema de medição, mitigando falhas inesperadas e prezando para uma utilização plena e assertiva do equipamento, garantindo mais eficiência e conservação. 

  • Manutenção corretiva 

Tem o objetivo de corrige falhas que já afetam o sistema de medição e provocam mal funcionamento ou inoperância do SMF. 

Dessa forma, manutenções preventivas e corretivas são serviços conjuntos e complementares que são realizados por empresas especializadas, com o objetivo de atender as normas e exigências feitas pelos órgãos reguladores de energia elétrica no país. 

Entenda as vantagens da Manutenção Preventiva do SMF 

Realizando a manutenção preventiva – que inclui a calibração de equipamentos e outras ações como verificação do sistema de aterramento, das instalações e equipamentos – previnem-se ocorrências futuras que podem causar danos irreparáveis aos equipamentos e, inevitavelmente, demandem o investimento de recursos para eventuais trocas. Além disso, é preciso considerar que, no caso da necessidade de uma manutenção corretiva, é possível que isso signifique a parada do funcionamento do instrumento por período indeterminado, resultando assim, em prejuízos e descontinuidade do sistema produtivo. 

Com a manutenção preventiva é possível implementar uma cultura que favoreça a coesão dos processos e operações da empresa, influenciando de forma direta a medição de controles de qualidade, repercutindo em mais garantia de qualidade e produtividade em todos os processos. 

Calibração de medidores: etapa preventiva da manutenção do SMF 

técnico fazendo a medição na maleta de calibração de medidores em usinasA calibração de medidores é por vezes confundida com ajustes, mas calibração é um termo definido dentro do VIM (vocabulário internacional de metrologia) pelo Inmetro, e pode ser entendida como uma verificação 

No Brasil, o Inmetro é o órgão que tem portarias que regulamentam todo equipamento de medida, como balança, bomba combustível, hidrômetro, medidor de água, gás e, inclusive, medidor de energia. Nessas portarias, estão descritas as terminologias e também os ensaios a serem realizados. 

Então, o que nós da Arion fazemos neste serviço (que faz parte do guarda-chuva de operações dentro do escopo da Manutenção do SMF) é verificar a calibração do medidor.  

Uma forma de entender melhor essa questão é observar como cada grandeza possui um padrão, por exemplo: o metro tem um padrão, um watt tem padrão, um quilo é um padrão, e assim adiante. Então, no caso do medidor, que tem este padrão nacional, você precisa comparar ao padrão internacional.  

Vamos pensar juntos: supondo que eu tenha um metro lá na Suíça, que é um padrão de metro específico. Assim, o padrão do metro aqui do inmetro é comparado com o padrão da suíça, e esse erro relativo nessa medição é que chamamos de erro relativo de calibração. Então, a calibração pode ser entendida como uma comparação.  

Por exemplo, uma pessoa poderia pensar “ah, então neste caso preciso ajustar o meu metro? meu modo de medição?” Não, claro que não. Até porque, o metro assim como outras grandezas físicas dependem muito de condições de ambiente, temperatura, que, na medida em que sofrem variações, podem diminuir, aumentar, etc. Então quanto mais preciso, mais próximo ao “zero”, ou mais próximo do “padrão”, mais calibrado está. Por isso é importante dizer que este serviço não tem relação com ajuste, e sim calibração. 

Na prática, isso é feito no próprio local da usina por meio de uma “maleta de calibração”, equipamento que nos permite injetar tensões e correntes padrões de um medidor específico. Conforme os dados apresentados, é possível saber se ele está adequado para a função que está desempenhando e, eventualmente, traçar ações de correção. Depois disso, é necessária a emissão de um laudo, que pode ser chamado de “certificado de calibração”. É este documento que reunirá as informações que atestam para os órgãos reguladores, se o medidor está apto ou não para tais funções. 

Regulamentação e Obrigatoriedade do Serviço de Manutenção do SMF 

O serviço de Manutenção do Sistema de Medição é obrigatório no Brasil.  Seus prazos, responsabilidades e procedimentos eram descritos a partir do Submódulo 12.3 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), e passou por uma atualização, sendo agora regido pelo submódulo 6. Já sua supervisão é feita pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). 

Cases Arion: conheça os nossos serviços realizados de forma prática  

BROOKFIELD 

Em 2016, a Arion iniciava o projeto de Manutenção do Sistema de Medição para Faturamento (SMF) da empresa  Brookfield. Parceria que, mais tarde, se renovaria na prestação de novos serviços. O planejamento, que previa a calibração dos medidores de várias PCH (Pequena Central Hidrelétrica), totalizou a marca de 20 usinas que receberam o serviço, realizando 83 calibrações. 

Este serviço funciona como um ensaio que estabelece a relação entre os valores indicados pelo medidor e o padrão de energia, que é rastreado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO). Dessa forma, garantimos a precisão do medidor calibrado e atendemos as regulamentações técnicas exigidas pelo INMETRO para medidor eletrônico de energia elétrica. 

Para uma PCH simples com dois medidores (um principal e outro que atua em retaguarda) são necessárias 4 horas para realizar a calibração. Com a realização dos serviços dentro dos prazos em todas as unidades, a Arion conquistou a satisfação na realização do serviço, entregando a solução que realmente impacta a realidade dos clientes, renovando a prestação do serviço também em 2018. 

Brennand Energia 

Com um complexo de dez PCHs (pequenas centrais hidrelétricas) espalhadas pelo território brasileiro, gerando mais de 452 MW de energia limpa para o desenvolvimento do país, a Brennand Energia é atendida pela Arion desde 2015, contando com nosso serviço de calibrações de medidores. Pela confiança e relacionamento com o time da nossa empresa, o serviço voltou a ser realizado em 2016 e em anos seguintes.

Atestando essas características, a Arion foi a empresa escolhida para realizar a calibração em PCHs da Brennand Energia. Entre nossos diferenciais, estão a experiência de formação da nossa equipe dentro de uma Concessionária (Energisa), exatamente no laboratório de medição de energia, onde pulsa o coração da Manutenção do SMF, serviço que estruturou a criação da Arion. Assim, com nossa experiência e atuação reconhecida, a calibração de medidores é realizada com eficiência. 

 “Este é um serviço bastante específico, e um técnico de calibração não se forma de uma hora pra outra. Afinal, um curso de técnico eletricista não forma técnicos de calibração: é preciso experiência laboratorial, com profissionais capacitados e treinados. Além disso, este serviço traz o desafio da atualização, como é o de toda tecnologia, pois os medidores vão sofrendo atualizações, e é preciso manter-se atualizado. Por isso, é preciso contar com profissionais com experiência e capacitados para executar. Afinal, trabalhamos com a verificação da exatidão, e esta ação precisa ser mais exata possível, pois se o profissional não tiver conhecimento e experiência, pode trazer um grande prejuízo ao dono da usina. Por isso, para quem contrata o serviço, a maior preocupação deve ser essa experiência e capacidade da empresa que está fazendo o trabalho.”  – Cleoberto Wagner, coordenador de operações técnicas da Arion.

 

 FALE COM NOSSO TIME SOBRE A MANUTENÇÃO DO SMF

Política de Privacidade e Cookies

A Arion Energia usa cookies próprios e de terceiros para lhe oferecer a melhor experiência possível de acordo com suas preferências.
Se você continuar a navegação pelo site, consideramos que você aceita o seu uso. Consulte nossa Política de Cookies.