Quanta energia elétrica é gasta numa partida de futebol?
As competições esportivas de futebol movimentam muitos setores do comércio no Brasil. No entanto, em meio à euforia das partidas, é difícil perceber todos os elementos que fazem o jogo acontecer. Assim, energia elétrica é um desses fatores indispensáveis.
Isso porque, mais do que a iluminação da partida em si, é a energia elétrica do estádio que permite a preparação dos jogadores no vestiário e no campo, e que dá toda a estrutura para a equipe do estádio atender os torcedores.
No entanto, toda essa estrutura custa caro. De acordo com a concessionária Light, que atua no fornecimento de energia dos principais estádios do Rio de Janeiro, nos últimos anos, valores médios de dois meses de consumo de energia do Maracanã somam cerca R$ 1,8 milhões. Caro, não é mesmo?
Refletores: os grandes vilões dos estádios
Para muitas empresas que administram os estádios, o maior vilão dos gastos são os refletores. Isso porque, além de consumirem muita energia elétrica, nem sempre são instalados os equipamentos mais econômicos.
Nesse sentido, há um esforço para que os estádios façam a mudança de seus sistemas de iluminação para os modelos de LED, que consomem menos energia.
Há ainda outras formas de estimular que os estádios reduzam os gastos com energia elétrica, que envolvem basicamente a utilização de fontes renováveis, em projetos de geração de larga escala.
O que existe hoje no mercado em termos de soluções de geração própria de energia?
Muitos torcedores não sabem, mas alguns estádios brasileiros possuem sistemas de geração de Energia Solar fotovoltaica. Dessa forma, os espaços esportivos, além de contribuírem para um planeta mais limpo, economizam, em média, 30% com o gasto em energia elétrica. Alguns deles são: Arena Mineirão (MG), Arena Fonte Nova (BA), Arena Pituaçu (BA), Arena Pernambuco (PE).
Na realidade, essa fonte de energia se configura como uma ótima solução para a redução de custos com energia nos estádios. Mas, como funciona essa geração própria de energia na prática?
Energia solar e a geração própria de energia
Mais rentável que qualquer investimento bancário e com zero emissão de resíduos ao meio ambiente, a Energia Solar combina economia, segurança e sustentabilidade de forma acessível. Primeiro, é realizado um estudo de viabilidade, para descobrir se aquele consumidor tem um projeto próprio viável de ser executado, ou se é melhor buscar outras alternativas de custo zero, como a energia solar por assinatura.
Capaz de reduzir sua conta de luz em até 95%, a Energia Solar Fotovoltaica converte os raios solares em energia elétrica, que conectada ao sistema de distribuição de sua cidade, pode reduzir o valor de sua fatura apenas ao custo de disponibilidade (relacionado à iluminação pública e outros insumos). Para empresas, essa economia pode chegar a representar uma redução de 95% dos gastos com a energia.
Aqui na Arion, somos especialistas em encontrar a solução perfeita para que nossos clientes aproveitem o máximo de benefícios da energia solar, seja por meio de financiamentos ou modalidades de consórcio. Dê uma olhada na economia anual que geramos para clientes de Juiz de Fora e região:
Se você tem interesse de saber mais sobre a viabilidade da energia solar na sua empresa, mande uma mensagem para nosso time e tire todas as suas dúvidas.
Copa do mundo 2022: o que se espera do mundial
A primeira vez que a bola começa a rolar no Qtar é no dia 20 de novembro, dando início a fase de grupos. Para quem quer assistir o Brasil na copa, precisa se ligar aos jogos do Grupo G, do qual faz parte o nosso país.
Jogo da seleção brasileira? Mais gasto de energia em casa
No Brasil, é o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) que monitora o gasto com energia elétrica nas residências.
De acordo com o último relatório divulgado pela organização, em dia de jogo do Brasil, é provável que poucos aparelhos além da TV estejam ligados.
Isso porque, em comparação com outros aparelhos, como geladeiras, máquinas de lavar e chuveiros elétricos, a televisão é mais econômica, isso faz com que o consumo total de energia caia durante os horários dos jogos.
Já durante o intervalo, o consumo aumenta significativamente. Uma das explicações é que, nestes momentos, as pessoas fazem uma pausa para ir ao banheiro ou pegar mais bebidas.
Abrir a porta da geladeira ou do freezer, por exemplo, faz com que a temperatura do interior da geladeira suba, obrigando o motor da geladeira a ligar para resfriá-la novamente, o que consome mais energia elétrica.
Investimento em Energia Solar ao alcance da sua empresa
Quer conhecer outras vantagens da Energia Solar? Entre em contato com nossos consultores:
Geração Sob Medida
Energia Solar para Empresas e Condomínios