Blog

Dificuldades de empreender no Brasil: a energia solar te ajuda a chegar lá

lâmpada no fundo amarelo criatividade

Você já experimentou ou experimenta dificuldades de empreender no Brasil? Se focarmos nosso olhar para as micro, pequenas e médias empresas, veremos que esses desafios diários são, muitas vezes, difíceis de serem superados sozinhos. 

Em uma pesquisa idealizada pela Endeavor, que mostra os Desafios dos Empreendedores Brasileiros, 5 deles aparecem em comum para todos os que começam a jornada no mercado. São eles: 

– Gestão de Pessoas

– Gestão Financeira/Custos

– Burocracia

– Inovação

– Marketing

Aparecendo no segundo lugar, a Gestão Financeira/Custos é um desafio para todos os setores, afinal, não envolve apenas o controle de caixa. Em primeiro lugar, é preciso desenvolver uma visão sobre a necessidade de economia e também de investimento na própria empresa.

Além disso, é preciso aprender a avaliar os melhores momentos para novas estratégias. Em outras palavras, investir nem sempre é sinônimo de gasto. Por exemplo, aqui nesse texto você confere algumas dicas que podem ajudar a superar as dificuldades de empreender. Além disso, você pode encontrar alternativas para solidificar o seu negócio.

Nesse sentido, a necessidade da redução de custos também é uma máxima que acompanha todos os brasileiros. No entanto, muitas vezes ela acaba significando a diminuição de recursos necessários para a produção, o que pode atrapalhar as vendas e o planejamento da empresa num sentido global. Assim, ao invés de atenuar, você acaba somando elementos às dificuldades de empreender.

Pensando nisso, a saída encontrada por muitos gestores tem sido o investimento na própria empresa, que seja capaz de garantir reduções e outros benefícios. Isso acontece pois o capital investido será revertido dentro do negócio, dando a ele mais fôlego para funcionar. Dessa forma, você encontra alternativas que ajudam a superar os desafios de empreender.

Investimentos podem te ajudar a superar os desafios de empreender

Presente como um dos maiores gastos das empresas brasileiras, a energia é sempre um recurso fundamental para a produtividade. Nesse caso, sendo ele tão vital, é também um recurso que mantém a empresa de pé, portanto, os investimentos na área de geração de energia trazem benefícios diferenciados para quem faz essa opção.

Desde 2012 já é possível gerar a própria energia no Brasil. Assim, desde as pequenas centrais hidrelétricas, até alternativas como a biomassa, esse novo modelo revolucionou o mercado, trazendo mais oportunidade para quem deseja economizar e se livrar das incertezas do mercado de energia brasileiro – que oscila entre altos impostos e bandeiras tarifárias.

Chamando atenção pela versatilidade e a facilidade da instalação, a energia solar é hoje a alternativa preferida dos brasileiros, chegando a crescer um total de 115% no ano de 2018, por exemplo. 

Energia Solar: entenda como funciona

Atuando com dispositivos semicondutores, a tecnologia solar fotovoltaica capta a luz do sol e a transforma em energia, gerando uma corrente elétrica capaz de circular em um circuito externo.

O que acontece é que essa energia é captada pelos painéis solares, instalados em locais bem posicionados. Assim, geração acontece por meio das células fotovoltaicas. São elas que absorvem a luz e geram a energia elétrica em corrente contínua. 

No entanto, como os equipamentos estão ligados em corrente alternada, essa energia precisa passar por um equipamento de conversão. Assim, é esse equipamento, chamado “inversor”, que é responsável por converter a energia. Portanto, a corrente contínua se transforma em alternada, adequando-se às características da rede elétrica que utilizamos. Assim, a energia que sai do inversor é conectada à sua casa ou empresa no quadro de energia, permitindo a utilização nos aparelhos.

Dessa forma, na escolha de um sistema conectado à rede, você terá um sistema que  trabalha pelo conceito de compensação. Por exemplo, se durante o dia o sistema está gerando energia, e você não a está consumindo em tempo real, ela é injetada na rede elétrica.

Já a noite, quando não há sol para a produção, a concessionária que lhe fornece. Portanto, este cliente nunca fica sem energia! Dessa forma, possui um sistema em que um dos elementos dá apoio ao outro. E sabe o que é melhor? Sua redução pode chegar até 95%! Entendeu como ela pode ser uma aliada nos desafios do empreendedorismo?

Energia solar: confira os números

A energia solar já oferece rentabilidade muito superior a outros investimentos, como a Poupança (média de 1,4% a.a.), o CDB (média de 1,9% a.a.) e o Tesouro Selic (média 2% a.a.). Hoje, é possível conseguir, em média, uma rentabilidade próxima de 37% , com um período médio de retorno de investimento de 3 anos e meio.

Com o investimento, você consegue equilibrar as contas e melhorar os desafios de empreender no Brasil. Aqui na Arion nós também temos uma solução específica para empresas e condomínios que desejam economizar sem ter um sistema próprio. Essa solução é a Geração Sob Medida.

Se você ficou interessado(a) em levar os benefícios da energia solar para sua empresa e superar as dificuldades de empreender, mande uma mensagem para nossa equipe. Você pode tirar dúvidas, solicitar uma análise de viabilidade ou um orçamento.

Leia mais: